Secretário Ricardo Guterres visita Usina Termelétrica do Itaqui

15-01-2012 11:02

O secretario de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres visitou, na sexta-feira (13), o canteiro de obras da Usina Termelétrica (UTE) Itaqui, empreendimento da MPX, em construção no Distrito Industrial de São Luís. A térmica, movida a carvão mineral, que terá capacidade instalada para produzir 360 MW, está em fase final de implantação, com algumas etapas de testes em andamento e previsão de início de operação para este ano.

Ricardo Guterres, o subsecretário, Lúcio Lobo, e o gestor de Energia da Secretária de Estado de Minas e Energia (Seme), Francisco Soares foram recebidos pelo presidente da usina, Édio Rodenheber, que apresentou detalhes do projeto e a evolução da obra.

De acordo com Guterres, os investimentos na área da produção de energia que estão sendo feitos no Maranhão nos últimos anos colocam o estado na confortável posição de suprir sua demanda, nesta fase de grandes investimentos econômicos, e ainda exportar.

Além das termelétricas da MPX, como a UTE Itaqui e a UTE Parnaíba, em construção no munícipio de Santo Antônio dos Lopes, o Maranhão vai ampliar sua produção energética por meio de diversos projetos, entre os quais a UTE Gera Maranhão, no município de Miranda do Norte, a Hidrelétrica de Estreito, na Região Tocantina, a produção de gás, em municípios do Sudeste do estado e o parque de energia eólica que a Bioenergy está instalando no município de Paulino Neves, na Região do Delta do Rio Parnaíba.

Somente os 360 MW que a UTE Itaqui vai produzir é equivalente para abastecer, em média, 65% do consumo doméstico e comercial do Maranhão.

Com a UTE Itaqui, o Maranhão recebeu investimentos da ordem de R$ 1,8 bilhão. Os recursos são resultado de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e Banco do Nordeste (BNB). De acordo com Édio Rodenheber, deste total, 30% estão sendo investidos em equipamentos e tecnologias de controle ambiental.

Ricardo Guterres afirmou que o governo do Estado está cumprindo a sua proposta de gerar emprego e renda no Maranhão, por meio de incentivos a investimentos econômicos que estão sendo feitos dentro de rigorosos padrões ambientais. 'O governo Roseana Sarney está coeso e determinado a consolidar o progresso do Maranhão, acompanhando de perto todos os projetos em fase de implantação nas áreas de energia e mineração', afirmou ele a Édio Rodenheber.

Logística – A UTE Itaqui tem 500 mil m2 de área e está localizada a 5 km do Porto de Itaqui, por aonde chega o carvão mineral. A necessidade de recebimento do carvão por via marítima foi um dos fatores que determinou a instalação da usina nos arredores do Porto de Itaqui. 

A logística da usina envolve o descarregamento do carvão que chega da Colômbia ao porto até o processo de combustão.

Édio Rodenheber afirmou que o descarregamento será realizado de forma segura, por meio de um tubo de sistema fechado que entra no porão do navio, eliminando qualquer contato externo com o meio ambiente.

Na produção, o vapor gerado pela queima do carvão movimentará a turbina, gerando a energia. No processo será usada água do mar para resfriamento de um condensador. Depois de captada, a água do mar será dessalinizada para o uso e tratada antes de ser devolvida ao mar.

A fumaça causada pela queima do carvão será tratada antes de ser lançada por uma chaminé de 110 metros de altura, segundo ele, o ponto mais alto de São Luís. (Fonte: Jornal Pequeno)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621