Sedagro divulga projetos em Imperatriz

04-11-2011 16:10

Divulgados ontem editais da agricultura familiar e de economia solidária, cujos empreendimentos poderão ter apoio.

Imperatriz - Com o objetivo de selecionar e apoiar financeiramente empreendimentos da agricultura familiar e de economia solidária, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), promoveu, em Imperatriz, ontem, a primeira mesa técnica regional para divulgação do edital nº 01/2011. O documento traz as regras do Programa de Produção e Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais do Maranhão (PALP), que está sendo construído pela Sedagro, juntamente com a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), com recursos oriundos do Tesouro Estadual, por meio do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop).

Região - O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Imperatriz e reuniu integrantes das associações de agricultores e representantes das prefeituras dos municípios da Região Tocantina, primeira no estado a receber os técnicos da Sedagro. “Nós estamos aqui divulgando este edital, tirando dúvidas e fazendo encaminhamentos de como elaborar propostas e projetos que venham apoiar a agricultura familiar. Além da regional de Imperatriz, que demonstra uma grande participação, iremos promover esta mesma divulgação em outras cinco regiões do estado”, informou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Agrário, Paulo Roberto Lopes.

Projetos - O edital estabelece o montante de R$ 5 milhões, podendo ser aditivado em mais R$ 5 milhões. Os projetos a serem apoiados pelo PALP são os Produtivos (produtos primários, desde que ocorra o processo de fabricação agroindustrial); os de Melhoria Estrutural e Financeira (implantação, ampliação e adequação de pequenas agroindústrias, artesanato e produtos da biodiversidade, com apoio também para capital de giro para formação/reposição de estoque de matéria-prima; os projetos Produtivos e Estruturais, contemplando projetos produtivos e de melhoria estrutural com ou sem formação de capital de giro; e os projetos de capacitação, a serem realizados para associados e cooperados ou empreendedores em gestão agropecuária, agroindustrial e processo de comercialização, além de qualificação em autogestão do negócio. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621