Sem pressa para a Pasta da Micro e Pequena Empresa, Planalto insiste em Valadares

08-04-2011 11:05

 

O governo não tem pressa para definir o nome do futuro ministro da Micro e Pequena Empresa. O ministério foi criado por projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional na semana passada e, enquanto não for aprovado pelos parlamentares, deve funcionar como uma secretaria ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). Três nomes são cotados para assumir o futuro ministério: o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), o secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira e Silas Santiago, responsável pela criação do Super Simples.

O governo insiste na ideia de nomear o senador Antonio Carlos Valadares. Desde a campanha, quando a então candidata Dilma Rousseff anunciou que criaria a Pasta, o parlamentar sergipano foi apresentado como único candidato à vaga. Além de contemplar um dos partidos da base aliada, a indicação resolveria o problema do presidente licenciado do PT, José Eduardo Dutra, que assumiria uma vaga no Senado Federal.

Mas uma série de informações desencontradas levaram Dilma a adiar o anúncio da secretaria, confirmada agora pelo projeto de lei encaminhado ao Congresso. Um aliado da presidente lembrou que a tramitação lenta de um projeto de lei poderá ajudar na decantação do processo de escolha. No momento, Dutra está de licença médica e a presidência do PT está sendo exercida interinamente pelo deputado estadual Rui Falcão (PT-SP).

Ao Valor, o senador Antonio Carlos Valadares afirmou que seria indelicadeza pronunciar-se sobre a possibilidade de assumir um cargo para o qual sequer foi "oficialmente convidado". Integrante da Comissão Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, ele elogiou a presidente em confirmar um compromisso feito durante a campanha eleitoral - a criação do Ministério da Micro e Pequena Empresa. "Comprova a preocupação que a presidente Dilma tem com esse setor", destacou.

Parlamentares próximos ao senador Valadares consideram difícil que ele assuma uma vaga na Esplanada. Alegam que ele está concentrado em seu mandato como senador. "É para isso que eu fui eleito, virar ministro ou não é uma contingência", despistou Valadares.

Aliados da presidente Dilma consideram as outras alternativas para o futuro ministério menos viáveis. Apesar de ter competência para exercer o cargo, Alessandro Teixeira é visto por alguns governistas como o verdadeiro ministro do MDIC. Ao titular Fernando Pimentel caberia a parte política da Pasta. Portanto, de nada adiantaria deslocar Alessandro para uma tarefa e deixar outra área do governo desfalcada. Silas Santiago, responsável pela criação do Super Simples, é considerado quase um azarão na disputa. (PTL)

 

(Fonte: VALOR ECONÔMICO, POLÍTICA)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621