Seminário destaca mobilidade e multimodalidade em São Luís

01-12-2011 10:04

Evento promovido pela Antaq em parceria com o Governo do Estado terminou ontem com um amplo debate sobre os desafios do sistema de transporte

A mobilidade urbana e o desenvolvimento do transporte multimodal, bem como a relação entre porto e cidade, foram os principais assuntos discutidos ontem, no último dia do I Seminário Internacional Logística, base para o desenvolvimento sustentável, realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em parceria com o Governo do Estado, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque. Projetos para a zona urbana e para o setor portuário de São Luís tiveram destaque no evento.

A primeira palestra do seminário foi ministrada por Márcio Fortes, presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), que coordena os projetos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, a serem realizados no Rio de Janeiro (RJ). Segundo Fortes, o trabalho da APO reúne os principais pontos discutidos no seminário, como a mobilidade urbana, o desenvolvimento da cadeia logística, que inclui estradas, transporte público, segurança, estruturas hoteleira, aeroportuária e portuária, com destaque para o projeto Porto Maravilha, que vai transformar a zona do Porto do Rio num polo turístico equiparado aos maiores do mundo.

De acordo com Fortes, toda a infraestrutura para as Olimpíadas será entregue um ano antes da realização do evento, e esse processo vai ter reflexos em todo o país, como a construção de centros esportivos de excelência em várias regiões (no Maranhão, consta nos planos da Secretaria de Turismo a construção de um centro esportivo), o que requer investimentos de vários setores em âmbito público e privado, atraindo visitantes e movimentando a economia local.

Mobilidade - O segundo momento do seminário foi destinado à mobilidade urbana. O secretário estadual Pedro Fernandes (Cidades) coordenou as palestras que abordaram os projetos estruturantes para a Região Metropolitana de São Luís. O primeiro palestrante foi o secretário estadual Max Barros (Infraestrutura), que apresentou projetos como a Via Expressa, que visa desafogar o trânsito na Avenida Jerônimo de Albuquerque, principal ponto de congestionamento da Ilha; a Avenida do Rio Anil, um empreendimento do Governo do Estado, via Secretaria de Cidades, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Além disso, há planos para a duplicação da Barragem do Bacanga e a construção da Ponte do Quarto Centenário (de 2,3 km de extensão sobre o Rio Anil, ligando os bairros São Francisco e Praia Grande), além do Anel Metropolitano, um corredor de interligação dos quatro municípios da Ilha (Raposa, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e São Luís) e as principais avenidas da capital.

O secretário-adjunto José Artur Cabral Marques, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), também apresentou projetos para a questão da mobilidade em São Luís. Em sua palestra, Marques afirmou que o plano é voltado para tornar a cidade um polo de logística, garantindo condições de trafegabilidade, com a criação de um corredor viário, bem como a reavaliação do sistema de transporte coletivo, anunciando que serão efetuadas várias mudanças, sem dar maiores detalhes, pois, segundo o secretário-adjunto, será anunciada em breve a licitação das concessões de linhas de ônibus de São Luís.

Transportes - No setor de transportes, destaque para a palestra de Auxiliadora do Rêgo Borges, consultora da Confederação Nacional de Transporte (CNT), que avaliou a estrutura logística nacional (rodovias, ferrovias, aeroportos, portos e hidrovias). Segundo a palestrante, os investimentos do país em todos os setores da logística são insuficientes para resolver os pontos críticos atuais e que é necessário aplicar a política de parceria público privada para se alcançar soluções.

Em seguida, o palestrante Carlos Alberto Nunes Batista, coordenador de serviços de infraestrutura do Ministério da Agricultura, falou da importância do Maranhão como vetor logístico do agronegócio brasileiro, destacando a Ferrovia Norte-Sul (FNS) e a expansão do setor portuário de São Luís, com ênfase à construção do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).

Neste sentido, o palestrante Marcello Spinelli, diretor de logística da Vale, enfatizou o trabalho da empresa na duplicação da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e a sua ligação com a FNS, bem como a ampliação da infraestrutura de movimentação de grãos agrícolas no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM).

Mais

No contexto do desenvolvimento logístico e da mobilidade urbana, o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, apresentou o Plano Maior 2020, durante o I Seminário Internacional . O plano de turismo vai nortear as ações do estado para os próximos 10 anos. Até 2014, a meta é superar a margem de 2 milhões de turistas que visitam o estado, com investimentos na infraestrutura e na rede de transportes, bem como incentivar o turismo náutico, com a atração de cruzeiros marítimos.

A campanha será divulgada em duas fases e para dois públicos distintos: o consumidor final e o trade turístico. A primeira etapa começou durante a Feira da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav) com o lançamento do novo posicionamento turístico do Maranhão. A segunda fase da campanha, que será focada na promoção e oferta dos principais destinos maranhenses, tem início em maio de 2012. (Fonte: O Estado do Maranhão)

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