Semit e Vale querem criar centros de capacitação
A Vale e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia e Informação (Semit), discutem a criação de centros de educação tecnológica para a capacitação de jovens da área Itaqui-Bacanga. O gerente-geral de relações institucionais da Vale, Dorgival Pereira, e o secretário de Tecnologia e Informação do município, Rodrigo Passinho Azevedo, tiveram a conversa inicial para a firmação de convênio.
Essa parceria para a criação de centros de educação tecnológica deve beneficiar cerca de 18 mil jovens da área Itaqui-Bacanga. A região reúne aproximadamente 30% da população de São Luís e carece de investimentos de formação de mão-de-obra para as industrias lá instaladas.
"Nós já temos um programa de capacitação para funcionários pelo qual formamos nossa própria mão-de-obra, mas é interesse da Vale contribuir para o desenvolvimento do local onde está instalada. Há outros projetos que beneficiam os moradores do Itaqui-Bacanga. A criação de centros educação tecnológica para jovens é um excelente projeto que merece ser analisado e se possível desenvolvido", afirmou Dorgival Pereira.
Os centros de educação tecnológica visam oferecer gratuitamente cursos que permitem a formação de profissionais capazes de conduzir os processos de trabalho e de gestão em sistemas de produção de bens e serviços.
(Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.704, Economia – pág. 06)