Semp Toshiba faz ampliação de fábrica em Salvador

25-03-2011 12:00

 

A Semp Toshiba prepara diversas iniciativas ao longo deste ano para compensar a perda de participação da companhia em seu principal segmento de atuação, o de televisores. Além de ampliar sua fábrica de produtos de informática localizada em Salvador, na Bahia, a empresa entrará no mercado de tablets e reforçará sua atuação com aparelhos celulares.

Segundo a companhia, serão investidos este ano até R$ 200 milhões em comunicação e comercialização de seus produtos, mais de 20% acima da verba do ano passado. Apesar das iniciativas, a Semp Toshiba terá de lidar com a alta de preço nos próximos meses devido aos impactos da tragédia ocorrida recentemente no Japão em sua atuação.

Os investimentos na unidade baiana de informática, que fabrica desktops, notebooks, servidores e celulares não foram revelados, mas a companhia afirma que a verba soma-se aos R$ 200 milhões. No ano passado, a Semp Toshiba já havia ampliado a fábrica com investimentos de R$ 25 milhões.

"Vamos aumentar ainda mais essa unidade com mais 300 mil metros de área. Nossa expectativa é inaugurá-la até o início de 2012", diz Afonso Hennel, presidente da Semp Toshiba.

O executivo comentou também que busca parceiros no exterior para que a empresa tenha sua própria produção de telas de cristal líquido no Brasil. A iniciativa visa acabar com a dependência da Semp Toshiba com o produto que é o principal componente dos televisores de tela fina.

"Já tivemos várias conversas para ter um parceiro nessa iniciativa pois é um projeto que depende de um volume brutal de investimento", diz Hennel, referindo-se ao montante de cerca de US$ 1,5 bilhão (em torno de R$ 2,5 bilhões).

No final de 2009, todo o mercado sofreu com a falta das telas de cristal líquido e todas as empresas perderam vendas por não ter produtos para atender a demanda. "Temos vários fornecedores, entre eles nossos concorrentes. Queremos acabar com essa saia-justa pois tivemos problemas um tempo atrás", reclama o executivo.

Fora da briga

Primeira empresa a fabricar um televisor no país, há 60 anos, e afirmando ser a companhia que mais vendeu televisores na última década, a Semp Toshiba diz que deixará de brigar com as gigantes coreanas de eletroeletrônicos pelo mercado de TVs. Segundo Hennel, tentar fazer frente à Samsung e LG no segmento só trará prejuízo para a companhia nos próximos anos.

"A disputa deles é pelo preço e nós vamos seguir a estratégia da qualidade e preferência do consumidor. Investir grandes verbas para tentar vender nos mesmos patamares de nossos concorrentes só trará perda para nós", avalia o presidente da Semp Toshiba. Entre as iniciativas para atrair os consumidores, a companhia passará a comercializar seus televisores com garantia até a Copa do Mundo de 2014.

Novos produtos

Ainda no primeiro semestre deste ano, a Semp Toshiba diversifica sua atuação para o segmento de tablets e divulga que seu produto "será o mais completo do mercado". E até o final deste ano, a empresa lançará no Brasil um televisor 3D que não precisa de óculos para visualizar as imagens.

Outro segmento que ganhará espaço dentro da companhia será o de celulares. "Será um produto de grande convergência de tecnologias nos próximos anos e é um mercado extremamente dinâmico", define o presidente da Semp Toshiba.

(Fonte: Brasil Econômico, Empresas)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621