SEP e Antaq promovem seminário sobre portos

09-11-2011 09:13

Evento tem como foco principal o tratamento de resíduos e a gestão ambiental no setor.

BRASÍLIA - O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Fernando Fialho, participou da abertura do Seminário sobre Gestão Ambiental Portuária, que teve início ontem e termina hoje, no auditório da Agência, em Brasília (DF). O encontro, que é realizado pela Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) e pela Antaq, tem como foco o tratamento de resíduos.

Fialho disse que o seminário é importante na medida em que busca levantar propostas para aprimorar a gestão ambiental dos portos e terminais brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país. E ressaltou que o Brasil ganha ambientalmente com a opção pelas hidrovias para transportar suas cargas: "O uso dos rios é fundamental para que tenhamos economia de custos e proteção ao meio ambiente. As hidrovias são grandes aliadas do meio ambiente. Elas só existem quando o rio é são, quando suas nascentes, suas matas ciliares e sua profundidade são preservadas", afirmou.

Segundo o diretor-geral da Antaq, não é possível avançar na questão da eficiência portuária sem cuidar de questões como os resíduos e a água de lastro. "A questão ambiental deve ser uma prioridade dos nossos portos", destacou, observando ainda, que, longe de ser um problema, o meio ambiente é a solução para o desenvolvimento sustentável.

Fialho lembrou que assim que chegou à Antaq, o mercado tinha uma posição muito controvertida em relação ao licenciamento ambiental: "Alguns achavam que tinha que ter o licenciamento, outros achavam que não. Agora, felizmente, a situação mudou", disse, acrescentando que hoje a maioria dos portos brasileiros já estão licenciados ou em processo de licenciamento ambiental.

Em seu pronunciamento na abertura do evento, o diretor do Departamento de Revitalização e Modernização Portuária da SEP, Antônio Maurício Ferreira Netto, fez um resumo sobre o trabalho que está a cargo da Secretaria, em conjunto com 16 universidades brasileiras, sob a coordenação da Coppe/UFRJ.

O diretor destacou que o programa, em andamento, tem por objetivo levantar a situação atual da geração e tratamento de resíduos e efluentes líquidos em 22 portos de 14 estados. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621