Serviços de conservação mantidos na BR

08-07-2011 09:52

 

Gerardo Fernandes, superintendente do Dnit garante que mesmo após suspensão de licitação, obras de limpeza, drenagem e tapa-buraco estão sendo feitas para facilitar trânsito local, evitando acidentes. Estes serviços continuarão até o fim do mês de julho

A suspensão da licitação da obra da duplicação da BR-135 por um período de 30 dias pelo Ministério dos Transportes, não inviabilizou a realização dos serviços de conservação em algumas partes dessa via federal, diariamente. Há ainda projetos aguardando liberação para a execução de obras, como recuperação e duplicação do trecho, que vai da Barragem do Bacanga até o Porto do Itaqui.

O superintendente regional no Maranhão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Gerardo Fernandes, falou que as obras que estão sendo feitas na estrada, no trecho da Barragem do Bacanga até o Entroncamento de Pedrinhas, incluem ações como tapa buraco, roçado, limpeza e drenagem para evitar danos e possivelmente acidentes envolvendo motoristas e pedestres. “Essa área é de zona urbana, então, requer uma atenção especial para evitar problemas no trânsito”, disse.

Gerardo chamou atenção para o projeto de restauração do trecho entre a Barragem do Bacanga até o Anjo da Guarda e da duplicação que vai ocorrer entre este último bairro ao Porto do Itaqui. Segundo ele, esse projeto não tem data definida para licitação da obra pelo fato de não haver recursos financeiros este ano e, provavelmente, poderá entrar para o orçamento do Governo Federal de 2012. “Estamos aguardando a liberação desse projeto, pois vai contemplar os motoristas que circulam pela área Itaqui- Bacanga e também os ciclistas”, comentou.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, a duplicação da BR-135 é primordial para impulsionar o processo de crescimento do estado com a chegada de novos investimentos e o incremento na economia, garantindo transporte para o escoamento da produção, além de maior segurança no trânsito para maranhenses.

Maurício Macedo ainda afirmou que com o funcionamento a todo vapor da Refinaria Premium, em Bacabeira, o fluxo da BR vai aumentar bastante e a duplicação vai proporcionar um trânsito seguro para os motoristas que irão circular com certa freqüência.

 

MEMÓRIA
Primeiros km duplicados

No dia 28 de janeiro de 2010 o trecho duplicado da BR-135, que dá acesso ao Porto do Itaqui, foi inaugurado e contou com a presença do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, da governadora do Estado, Roseana Sarney (PMDB) e demais autoridades. Foi entregue aproximadamente 16 km de trecho duplicado, a partir de Pedrinhas até o Porto do Itaqui e durante a solenidade, Paulo Sérgio Passos falou sobre autorização para licitação da duplicação de outro trecho da BR-135, entre Estiva e a cidade de Bacabeira. Quem também esteve presente foi o deputado federal Pedro Fernandes (PTB) e segundo ele, um outro trecho de acesso também deverá ser duplicado pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC-2), que vai do Itaqui ao Anjo da Guarda.

Fique Sabendo

A obra da duplicação da BR 135, trecho entre São Luís a Bacabeira, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), está sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A previsão para o início do trabalho na rodovia está para começar no segundo semestre deste ano. A licitação para a obra foi dividida em três blocos. Além do trecho entre São Luís e Bacabeira (total de 26,5 km - do Km 25, em Estiva, ao Km 51, em Bacabeira), também será duplicada a rodovia entre Bacabeira/Entroncamento e Entroncamento/Miranda do Norte. A obra está orçada em aproximadamente R$ 250 milhões.

 

FALA POVO

O que você acha da duplicação da BR – 135?

“É de suma importância essa obra para diminuir os acidentes dessa via que ocorrem diariamente”.Nelton César Oliveira, vigilante


“A duplicação da BR- 135 já deveria ter sido feita, pois, para desafogar o fluxo de trânsito”.Francisco Rocha, motorista.


“Com a BR- 135 duplicada, com certeza, vai melhorar 100% a vida dos motoristas que circulam por essa estrada diariamente”.Anderson Carvalho, empresário


“O trecho entre São Luís e Bacabeira é um dos mais perigoso da 135 e com a via duplicada, o motorista vai poder circular com tranquilidade sem ter receio de sofrer algum acidente”. Simon Berredo, motorista. (Fonte: O Imparcial)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621