Sesi Indústria do Conhecimento muda realidade no interior do MA

12-08-2012 08:54

Açailândia - O Projeto Sesi Indústria do Conhecimento, uma iniciativa do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria, está mudando a rotina das famílias de industriários no interior do Maranhão. O objetivo é facilitar, ao trabalhador da indústria, sua família e à comunidade, o acesso à informação disponível na mídia impressa, eletrônica e na internet.

As unidades são centros multimeios com biblioteca, CDteca, DVDteca, gibiteca e computadores ligados à internet, destinados a disseminar informação dentro do estado.

“O projeto Sesi Indústria do Conhecimento está diretamente associado à oferta de educação de qualidade ao trabalhador da indústria e sua família, e também à comunidade onde o Sesi e, consequentemente, a indústria, atuam”, explica Marco Antonio Moura, superintendente do Sesi em exercício.

Com o início do segundo semestre, o serviço se prepara para inaugurar mais três unidades do Indústria do Conhecimento no Maranhão: em Caxias, Imperatriz e Rosário.

No Maranhão, a unidade pioneira é a que funciona no município de Santa Rita, as demais estão instaladas em São Luís, Balsas, Matões do Norte, Raposa, Arari, Codó e Açailândia.

“O exercício da leitura é uma das atividades complementares mais importantes para a vida de um indivíduo. Associado às ferramentas eletrônicas, conhecimento considerado essencial para absorção no mercado de trabalho, o Sesi facilita aos usuários do projeto uma educação multidisciplinar. É um trabalho social e de inclusão, portanto, está na natureza do Sesi”, destacou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e diretor regional do Sesi, Edílson Baldez das Neves.

Usuários - Cada unidade é projetada para atender 25 usuários no espaço de leitura e dispõe de 10 computadores e equipamentos audiovisuais. Por causa de todo esse aparato, segundo a bibliotecária Ana Cleide Patrícia de Souza, monitora da unidade Sesi Indústria do Conhecimento de Açailândia, o espaço fica fértil para criação.

“Em três anos, já executamos mais de 90 projetos na nossa unidade. O público infantil e infanto-juvenil é nosso usuário mais fiel”, analisa a monitora.

De rodas de leitura, apresentações teatrais, colônia de férias a exposições fotográficas e cursos de geração de renda, as atividades executadas nas unidades mobilizam e fazem a alegria das crianças da região.

“O que eu mais gosto são as rodas de leitura. Cada um tem a oportunidade de ler e de contar um pedacinho da história”, comenta Rhanna Nova Koski, 12 anos.

As unidades Sesi Indústria do Conhecimento são implantadas pelo Serviço Social da Indústria com a colaboração de uma parceria local, que se responsabiliza pela cessão do terreno e manutenção das instalações físicas que vão desenvolver as atividades no âmbito de cada unidade.

O Sesi, por sua vez, entrega cada módulo construído, equipado com móveis, computadores, acervo físico e on-line, além de coordenar as atividades pedagógicas, culturais e de lazer, eventos e programações especiais a serem disponibilizados aos usuários das unidades.

A infraestrutura é apenas uma parte do serviço prestado: todos os centros multimídias contam com instrutores treinados, que auxiliam a população a utilizar os computadores e estimulam a assimilação de conhecimento.

Mais

Unidades existentes

São Luís (Itaqui-Bacanga e Tibiri)

Raposa

Balsas

Santa Rita

Matões do Norte

Arari

Codó

Açailândia

Unidades previstas

Caxias

Imperatriz

Rosário

Serviços

Consulta local à mídia impressa e eletrônica

Atividades educativas

Atividades culturais

Atividades de lazer

Cursos

Treinamentos

Oficinas

Colônia de férias

Acesso monitorado à internet

Encontro na indústria

Gincana literária

Cinebiblioteca

Semana da Criança

Palestras

Debates

 

(Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621