Setor portuário do Maranhão marcou presença na Intermodal

12-04-2011 08:56

 

A organização da 17ª Intermodal South America, realizada no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), na semana passada, divulgou a contagem de 45.265 visitantes, entre profissionais do setor de logística e representantes de empresas que atuam no ramo em âmbito nacional e internacional. O evento é considerado o maior da América Latina e o Porto do Itaqui montou um estande para promover as suas potencialidades, bem como abrir espaço para diversas empresas que atuam na zona portuária de São Luís, como NSSX, Granel Química, COPI, Juliana Transportes, Pedreiras e Brazil Marítima.

Até ontem, diretoria da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Itaqui, ainda não havia divulgado mais detalhes a respeito da participação maranhense na Intermodal. De objetivo, a empresa conseguiu apresentar ao ministro da Secretaria de Portos (SEP), Leônidas Cristino, informações sobre o andamento das obras de expansão, como a construção do berço 100 e o Terminal de Grãos do Maranhão, além da dragagem e recuperação do cais sul.

A Emap também conseguiu de Cristino a promessa de uma visita, ainda sem data marcada, ao Porto do Itaqui, já que o ministro iniciou uma série de viagens pelos portos brasileiros desde que assumiu a pasta, no início do ano. O ministro chegou a marcar uma visita a São Luís para o dia 25 de março deste ano, mas a viagem foi cancelada. Fontes do setor portuário informam que a Emap espera da SEP recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção de mais um atracadouro, o berço 108, na porção norte do porto, e talvez para mais dois na porção sul (berços 99 e 98).

Além disso, a Intermodal também serviu para a Emap apresentar ao setor portuário algumas novidades no setor operacional do Itaqui, como a implantação de uma linha regular de movimentação de contêineres e a diversificação da pauta de produtos.

Além do Porto do Itaqui, destacaram-se também na Intermodal as representações portuárias de vários estados brasileiros, como a Ceará Portos - Terminal Portuário do Pecém, Cia. Docas do Estado da Bahia, Cia. Docas do Ceará, Cia. Docas do Pará, Cia. Docas do Rio de Janeiro, Porto Chibatão, Salvador, Aratu e Ilhéus (BA), Itapoá, Itajaí e Navegantes (SC), Paranaguá e Antonina (PR), Santos (SP), São Francisco do Sul e Rio Grande (RS), Complexo Industrial Portuário de Suape (PE), Porto de Vitória (ES), Porto de Recife (PE).

Negócios - No âmbito geral, a organização do evento considerou a Intermodal um sucesso de público e de negócios nos setores de logística, transporte de carga e de comércio internacional. Além do empresariado brasileiro, destaque para a participação de representantes de diversos portos estrangeiros, como: Rouen, Séte Sud de France, Nantes, Marseille, Le Havre, Bordeaux e Paris (França), Algeciras, Barcelona e Bilbao (Espanha), Roterdã, Groningen Seaports e Amsterdã (Holanda), Zeebrugge, Ghent e Antuérpia (Bélgica), Wilhelmshaven, Hamburgo, Brake, Bremen, Cuxhaven e Dunkerque (Alemanha), Savona, Nápolis, La Spezia e Genova (Itália), Houston (EUA), Leixões e Lisboa (Portugal) e Montevidéu (Uruguai).

Números

45,2 Mil participantes foi o cálculo final dos organizadores da Intermodal 2011

18 Estandes de portos estrangeiros foram montados na feira de negócios. (Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.773, Portos – pág. 10)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621