Setor hoteleiro se expande em SL

28-11-2010 11:49

Os novos investimentos no Maranhão nas áreas de petróleo e gás, siderurgia, energia, indústria alimentícia e de bebidas vêm atraindo grandes redes hoteleiras a São Luís. Desde 2009, a capital maranhense ganha bandeiras de hotéis nas categorias econômica e luxo. Na linha mais sofisticada, estão o Luzeiros, Pestana São Luís Resort Hotel, Mercure São Luís Mont Blanc e o Grupo Solare. Na classe econômica, estão hotéis como o Holiday Inn, no São Francisco (Avenida Castelo Branco); o Veleiros Hotel, na Ponta d’Areia, e o mais novo hotel da cidade, o Stop Way, com localização privilegiada na Lagoa da Jansen. Dependendo da categoria e dos serviços oferecidos, o custo da diária varia de R$ 100,00 a R$ 520,00.

Atualmente com 32 hotéis e 26 pousadas, São Luís deve receber pelo menos mais quatro empreendimentos até janeiro de 2011. Um deles terá a bandeira do Ibis, pertencente à rede Accor, que será localizado na Avenida dos Holandeses.

O Grupo Solare também anunciou novos empreendimentos no estado com a instalação de mais cinco hotéis até 2012. Em dezembro, o grupo deverá inaugurar mais um empreendimento da marca, o Soft Inn São Luís, na categoria supereconômico. Ao todo, o grupo já tem sete hotéis instalados na cidade. Com a recente fusão com o Bristol Hots e o Place Inn, o Grupo Solare passou a compor a maior rede de hotéis do país, a Allia Hotels.

Com 216 apartamentos, o Soft Inn São Luís será um hotel moderno na classificação supereconômica, cuja característica é padrão de conforto com excelente custo-benefício na hospedagem. Segundo o grupo, o hotel oferece uma estrutura tecnológica de ponta, com áreas comuns de excelente acabamento e restaurante coffee shop 24 horas; soft food 24 horas (restaurante autosserviço), copa do hóspede, cyber e estacionamento.

O Grupo Solare dispõe de cinco bandeiras de hotéis para atender a segmentos bem definidos: Gran Solare (luxo), L’authentique (conceito), Solare Hotéis e Suítes (midscale), Expresso XXI (econômico) e Soft Inn (supereconômico). Segundo dados do anuário da revista Exame 2007 e 2008, o Solare se destaca como o terceiro maior investidor Norte/Nordeste em quantidade de empreendimentos e forma a maior rede de capital nacional em número de unidades habitacionais da região, conforme pesquisa do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil.

Stop Way - Um dos empreendimentos mais recentes inaugurados em São Luís é o hotel Stop Way, instalado na Lagoa da Jansen, que leva a assinatura do empresário gaúcho Paulo Mocelin, há mais de 20 anos radicado no Maranhão. Com 11 andares e 121 apartamentos, o hotel foi erguido pela Construtora Prisma, de propriedade do empresário.

Segundo o gerente Alouisio Ricardo Sousa Silva, o Stop Way segue um padrão executivo e foi construído em uma área em franca expansão na capital maranhense, figurando como o primeiro hotel dentro da área geográfica da Lagoa. “O hotel está localizado em uma região em desenvolvimento, próximo à área de praia, perto de tudo e com movimentada vida noturna”, destacou Alouisio Ricardo.

De acordo com o gerente do Stop Way, a Construtora Prisma pensa em expandir seus negócios em outras capitais, como Belém e Fortaleza, com a construção de hotéis seguindo o mesmo padrão do Stop Way. Ele disse ainda que, apesar dos serviços do hotel terem sido iniciados recentemente, as expectativas são as melhores. “Esperamos um bom percentual de ocupação agora para dezembro, quando teremos as festas de fim de ano”, ressaltou Alouisio Ricardo.

Luxo - Na categoria luxo, o Hotel Luzeiros aposta num dos bairros mais privilegiados da capital maranhense para se destacar no setor, a Ponta d’Areia. Com 171 apartamentos, com expectativa de aumento para 243 apartamentos nos próximos meses, o hotel hoje registra ocupação superior a 80%, principalmente de executivos de grandes empresas em viagem de negócios ou aqueles que chegam para participar de eventos.

“Acreditamos no potencial de São Luís, pois é uma cidade que agrega belezas naturais e culturais como Patrimônio Histórico da Humanidade”, frisou o gerente de vendas do Luzeiros, Armando Ferreira.

Com a experiência de quem já chegou aos 10 anos de mercado em São Luís, o Mercure São Luís Mont Blanc ocupa um segmento que une hotel e flat. Localizado no Renascença, próximo ao Uniceuma, o hotel tem localização e serviços oferecidos como carros-chefes para atrair os hóspedes, principalmente os executivos. “Hoje, o nosso público é o executivo que vem a negócios para passar uns dias ou mesmo morar aqui”, detalhou a gerente geral, Sabrina Martins.

O Hotel Mercure São Luís Mont Blanc está instalado próximo aos principais shoppings de São Luís (Tropical, São Luís e Jaracati), além de estar ao lado do Uniceuma, dos principais prédios comerciais da cidade e da praia do Calhau. (Ed. 17.638; Complemento D; Economia - pág. 03)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621