Setres se consolida na intermediação de mão-de-obra

05-12-2010 11:45

Nos primeiros 10 meses deste ano, a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine/MA), se consolidou como referência estadual em intermediação de mão-de-obra. No acumulado do ano, 15.440 trabalhadores foram colocados no mercado de trabalho, um número que supera em 23% o desempenho de todo o ano de 2009.

No ano passado, o acumulado de janeiro a outubro mostrou que 5.928 trabalhadores conseguiram um emprego de carteira assinada, através do Sine/MA – o que revela um salto quase duas vezes maior este ano na intermediação de mão-de-obra.

Para o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, os números são positivos e ele acredita em um desempenho crescente daqui para frente. “Somente neste ano, o Maranhão já conseguiu ver uma explosão na criação de empregos e também uma grande vinda de empreendimentos para o estado, e tudo isso se reflete positivamente no nosso mercado de trabalho”, comentou Heluy.

Os bons números são fruto da implantação de uma nova metodologia de trabalho no Sine/MA, onde foi incluída uma captação de vagas mais atuante, principalmente nos setores de Comércio, Serviços e Construção Civil. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, somente estes três setores criaram mais de 100 mil empregos este ano no Maranhão.

E a palavra de ordem no setor de captação de vagas é parceria. “Os empresários que oferecem vagas no Sine são nossos parceiros”, explica José Antônio. E grandes parcerias foram firmadas este ano. Dentre os parceiros que constam no banco de vagas do Sine/MA estão a construtora Camargo Corrêa, a Alumar, duas grandes redes de supermercados, grandes lojas de departamentos, além de mais de 2.600 empregadores.

Refinaria Premium – A nova parceria firmada esta semana para encaminhamento de candidatos a vagas de emprego foi estabelecida com o consórcio responsável pelas obras civis da refinaria da Petrobras, que será construída no município de Bacabeira.

Por ora, as vagas disponíveis são para a área da construção da fábrica, mas antes da contratação efetiva os candidatos deverão passar por uma capacitação, promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o Programa Nacional de Movimentação da Indústria de Petróleo e Gás (Prominp). Dependendo do desempenho dos profissionais, a contratação poderá ser possível.

O programa reservou cerca de 6.700 vagas para os cursos de pedreiro, carpinteiro armador, eletricista, encanador e pintor predial para os municípios de São Luís, Bacabeira, Santa Rita, Icatu, Rosário e Morros. Para concorrer a essas vagas, o trabalhador precisa deixar seu currículo e fazer um cadastro na agência do Sine de São Luís. Os municípios que não a têm receberão equipes móveis em calendário a ser divulgado pela Secretaria de Trabalho.

Os cursos serão certificados pelo Ministério do Trabalho e Emprego e terão duração de dois meses e meio. O Prominp assumirá o pagamento de uma bolsa-auxílio – em três parcelas – para evitar a evasão. (O Estado do Maranhão; Ed. 17.647; Primeiro Caderno; Geral - pág. 06)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621