Sistema portuário de São Luís ainda não dá sinais de colapso
Em média, os portos da Ilha concluem a operação de quatro navios diariamente
Diferentemente do que ocorre em outros portos do país, no Complexo Portuário de São Luís (CPSL) não é perceptível grandes congestionamentos de navios na Baía de São Marcos à espera de vagas nos terminais. O sistema é formado pelo Porto do Itaqui e os terminais de uso privativo (TUP) Ponta da Madeira e Alumar. De acordo com o monitoramento feito pela empresa de praticagem Pratimar, publicado diariamente na internet, dos 25 navios que estavam fundeados na baía, ontem, a maioria das embarcações chegou ao litoral neste mês.
O navio com maior tempo de fundeio, segundo a praticagem, é o He Yong, que baixou âncoras no dia 11 de fevereiro. O cargueiro está previsto para atracar no Píer I de Ponta da Madeira no dia 20, com estimativa de desatracação no dia 22, depois de carregar 292.463 mil toneladas de minério de ferro.
Ainda segundo a praticagem, o CPSL recebeu, do dia 1º deste mês até ontem, 56 navios mercantes, o que dá uma estadia média de 4,66 navios atendidos por dia. Considerando o funcionamento pleno dos 11 atracadouros do sistema, sendo seis no Itaqui, dois da Alumar e o restante em Ponta da Madeira, a média fica em 5,09 navios por atracadouro no período. (Fonte: O Estado do Maranhão)