Sistema Faema/Senar é destaque na feira de agronegócios de Balsas

29-05-2012 09:43

 

Cursos foram oferecidos no estande da entidade na Agrobalsas 2012, na qual foram mostradas experiências sobre produção.

O sistema Faema/Senar participou da 10ª edição da Agrobalsas, feira de agronegócios realizada no município de Balsas, no sul do Maranhão, no período de 22 a 26 deste mês. O evento foi promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor Norte (FAPCN) com apoio do Ministério da Agricultura, governos estadual e municipal e parceiros.

Com o tema Agricultura Inteligente, a feira mostrou experiências realizadas em propriedades rurais no Maranhão, envolvendo a integração lavoura-pecuária-florestas, o plantio direto e uso da biotecnologia, sistemas que garantem sustentabilidade da produção. O público, em torno de 15 mil pessoas, conferiu as últimas novidades em produtos e serviços nos 70 estandes montados na Fazenda Sol Nascente, na BR 230, Km 4, distante 780 km de São Luís. O volume de negócios durante a feira ficou em torno dos R$ 100 milhões.

Muito visitado, o estande do sistema Faema/Senar teve como atrações as oficinas de produção de farinha e cachaça, além da distribuição de folders e do Informativo Rural.

Mais uma vez, o Senar Maranhão realizou no local da exposição cinco cursos destinados aos trabalhadores e pequenos produtores rurais: aplicação de agrotóxicos; operação e manutenção de tratores agrícolas; fabricação de doces, compotas e frutos cristalizados e desidratados; fabricação de embutidos e defumados e artesanatos em tecidos.

Ainda, durante a feira, cerca de 40 participantes do Programa Empreendedor Rural (PER) receberam os diplomas do curso, que teve como instrutor Antônio Lobo.

De acordo com o presidente da Faema, José Hilton Coelho de Sousa, um dos objetivos principais do programa é desenvolver e estimular o poder pessoal dos empreendedores do agronegócio de forma a ampliar sua capacidade influenciadora nas transformações da sociedade. Ele destacou ainda o desenvolvimento de competências empreendedoras para a atuação em atividades econômicas, políticas e sociais sustentáveis. “A elaboração e a implantação de projetos individuais, desenvolvidos ao longo do programa, funcionam como elemento motivador no processo de desenvolvimento do produtor rural, que se tornará um empreendedor rural”, explicou o presidente.

Importância - Ângela Brilhante, do assentamento rural Santa Luzia, destacou a importância do treinamento e os conhecimentos adquiridos. “Já participei de outros cursos oferecidos pelo Senar e agora com a conclusão do PER estou capacitada para montar o meu próprio negócio”, disse.

“Graças ao PER, que é um grande instrumento de gestão para a propriedade rural, boa parte dos integrantes desse curso está tendo a possibilidade de implementar novas técnicas administrativas em seus pequenos negócios otimizando o lucro”, afirmou o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo.

A solenidade de entrega dos certificados teve a presença dos superintendentes da Fapcen, Gisela Introvini; do Senar, Luiz Figueiredo; do secretário de Agricultura de Balsas, Francisco Miranda; do secretário adjunto da Sedes, Paulo Roberto Lopes; dos presidentes da Agerp, Jorge Fortes; Sindibalsas, Ivan Barbosa; da Associação Comunitária Santa Luzia, Mário Miranda, além do gerente técnico do Senar, Carlos Feitosa. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621