Sites do portal do Governo do Estado são invadidos por hackers

23-11-2011 10:51

Ataques virtuais deixaram 58 páginas do governo indisponíveis para usuários durante a segunda-feira (21)

Hackers invadiram o portal do Governo do Estado na manhã de segunda-feira. Por causa dos ataques, as páginas do governo estadual ficaram indisponíveis durante praticamente todo o dia e alguns serviços prestados à população que dependem da plataforma virtual tiveram os atendimentos prejudicados. Para evitar novos transtornos, a Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati) vai intensificar o monitoramento sobre o site do poder estadual.

Por volta das 10h, as páginas do Governo do Estado começaram a apresentar lentidão e algumas ficaram indisponíveis para acesso pelos usuários. Foi quando a equipe de monitoramento da Seati percebeu que o portal estava sendo invadido por hackers.

“Tentativas de ataques já haviam acontecido outras vezes, mas essa foi a primeira vez que nosso funcionamento chegou a ser prejudicado de fato”, informou José Ronaldo Moura Bezerra, coordenador do Centro de Gerência de Redes da Seati.

Segundo ele, apesar dos transtornos causados, a invasão não se deu de forma completa, pois assim que começaram os ataques a ferramenta de segurança utilizada pela secretaria para evitar esse tipo de problema bloqueou o acesso externo ao site. Por isso os leitores e usuários não conseguiram acessar algumas páginas ou enfrentaram lentidão desse serviço. “Quando você bloqueia os acessos externos, inibe os ataques de aconteceram. É um procedimento padrão para esse tipo de situação”, explicou José Ronaldo Moura Bezerra.

Somente os usuários internos, aqueles que atuam nos diversos órgãos do executivo estadual e que tem acesso para atualização do portal, postando notícias ou gerenciando serviços, conseguiam acessar a plataforma. Após detectarem o problema, imediatamente os técnicos da Seati iniciaram os procedimentos para restabelecer o acesso às páginas. O primeiro passo tomado foi preservar o endereço de IP (Protocolo de Internet), mudando suas configurações.

Máquina - O endereço IP indica o local de um determinado equipamento, normalmente computadores, em uma rede privada ou pública, permitindo identificar e localizar a máquina. É como se fosse a Carteira de Identidade e o endereço residencial do computador. Como todos as páginas mantidas pelo governo estadual, incluindo suas secretarias e outros órgãos, utilizam o mesmo IP, os usuários tiveram seu acesso bloqueado. “Ao todo, 58 páginas tiveram seu acesso interrompido por causa da invasão”, informou José Ronaldo Moura Bezerra.

O problema foi resolvido definitivamente às 20h, sem perda de informações. “Todos os dados do Governo do Estado contidos nos sites atacados foram preservados. Caso contrário, serviços como o Viva Cidadão ficariam indisponíveis, pois ele está abrigado na plataforma do governo estadual na internet”, frisou o coordenador do Centro de Gerência de Redes da Seati.

Para evitar que o transtorno volte a acontecer, a Seati está intensificando o trabalho de monitoramento da rede. Atualmente 20 profissionais atuam 24 horas por dia na área de segurança das páginas do governo estadual.

“Toda rede é vulnerável e pode sofrer com esse tipo de problema. Diante do ocorrido, só nos resta redobrar os cuidados para interceptar qualquer nova tentativa de interrupção do serviço. A Seati é provedora dos serviços virtuais prestados pelo governo. Por isso realizamos esse trabalho de monitoramento”, afirmou José Ronaldo Moura Bezerra. (Fonte: O Estado do Maranhão)



 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621