Smit prepara remanejo

31-12-2011 09:31

O procedimento para remanejar a carga de minério de ferro existente no porão 7 do navio Vale Beijing pode ser iniciado nas próximas horas. O comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, Capitão de Mar e Guerra Nelson Ricardo Calmon Bahia, informou que uma balsa do tipo Locar, equipada com um guindaste, atracou a contrabordo do Vale Beijing durante o dia de ontem.

A função da balsa será descarregar esteiras rolantes fornecidas pela Vale para que a carga existente no porão 7 possa ser distribuída para os porões 3 e 5. O objetivo da operação é fornecer mais estabilidade para o navio. O porão 7 fica próximo ao tanque de lastro onde está ocorrendo a entrada descontrolada de água. Por conta do problema, essa parte da embarcação está mais submersa que as demais.
Embora a balsa tenha atracado no costado do navio durante o dia de ontem, até o fechamento desta edição, o descarregamento das esteiras no convés ainda não havia ocorrido. Segundo o capitão Nelson Calmon Bahia, as equipes aguardam o momento mais propício para realizar a operação, o que pode ocorrer hoje.

Essa mesma preocupação foi utilizada na tentativa da retirada de combustível através de uma chata com capacidade para 5 mil toneladas de óleo durante esta semana. Porém, devido à força dos mares e dos ventos, que provocou instabilidade da embarcação, a operação foi cancelada. A Smit, empresa contratada pela STX Pan Ocean para salvamento do Vale Beijing, ainda estuda uma nova estratégia para a retirada do óleo.

De acordo com o comandante da Capitania dos Portos, apesar de um novo procedimento ainda estar indefinido, a Smit está entrando em contato com empresas que trabalhem com navio tanque. Esse tipo de embarcação é usado para abastecimento de navios e poderia ser utilizada para a retirada do combustível do Vale Beijing.

Crea-MA aguarda resposta da Vale

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) do Maranhão ainda não recebeu resposta sobre o pedido enviado à Vale para fiscalizar a habilitação dos profissionais que estão empenhados no salvamento do navio. "Até agora não houve resposta, mas o prazo só esgotará na próxima semana", disse o ex-presidente do Crea-MA, Raymundo Portelada. Ele conduziu o órgão durante 2011 e a partir de ontem a direção da entidade começou a ser exercida pelo engenheiro Alcindo Araújo.

Além de checar a habilitação dos profissionais responsáveis pelos reparos do Vale Beijing, o Crea-MA pretende enviar uma comissão formada por engenheiros mecânicos e ambientais para analisar a condição do navio. Segundo Raymundo Portelada, como a embarcação está em águas maranhenses será necessária a presença de um profissional credenciado junto ao estado para acompanhar os procedimentos. (Fonte: O Imparcial)

 

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