Soja do Tocantins é carregada em navios no Porto do Itaqui

25-04-2012 08:40

 

Cooperativa da região de Pedro Afonso (TO) despachou 64 mil toneladas para o exterior, resultado da safra 2011/2012

Carregamentos de soja se intensificaram este mês no berço 105 do Porto do Itaqui. O atracadouro é arrendado à Vale, que o denomina Píer II, mas não opera com cargas exclusivas desde fins de 2011, quando passou a embarcar commodities de outras empresas. Neste mês, já foram realizadas duas remessas, sendo a última de 64 mil toneladas da oleaginosa, que vieram da região de Pedro Afonso (TO) pela Ferrovia Norte-Sul.

De acordo com o jornal tocantino O Girassol, o produto começou a ser carregado em caminhões no dia 11 deste mês, cumprindo a meta estabelecida para a safra 2011/2012 da região. As remessas vieram dos armazéns da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), em Pedro Afonso.

Da cooperativa, os grãos de soja seguem para os terminais da Valec em Colinas do Tocantins e Porto Franco (MA), de onde são transportados de trem para o Porto de Itaqui (MA). Depois, a produção é enviada de navio para outros países, principalmente para a China, grande consumidora da oleaginosa. A região também produz milho e sorgo, que são vendidos para o mercado interno.

Do total da soja recepcionada pela Coapa, 70% são provenientes das propriedades de 43 associados da cooperativa e o restante foi entregue por 55 produtores não cooperados.

De acordo com o gerente da Unidade de Grãos da Coapa, Vanderlei do Souza, as operações de recebimento e de escoamento da safra de soja começaram ainda em fevereiro. A recepção deve seguir até o fim deste mês. Já a expedição (escoamento) provavelmente seguirá até julho, quando o sojicultor que aguarda melhores preços no mercado externo deve vender o restante da produção.

Porto - A soja vinda do Tocantins e também do sul do Maranhão em geral é armazenada nos silos da Vale, no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), que mantém um giro de movimentação da ordem de 120 mil toneladas, segundo fontes do setor logístico. O produto, então, é embarcado em navios no Píer II (berço 105 do Itaqui).

Neste mês, o último navio que carregou soja foi o Beijing 2008, de 229 metros de comprimento e 82,6 mil toneladas de porte bruto, agenciado pela operadora Harms. O cargueiro recebeu 69.360 toneladas de soja no Píer II. A operação teve início no dia 21 e foi concluída ontem. A agência informou que a carga será levada para o Vietnã.

Ainda neste mês, outro navio que carregou soja no Píer II foi o Ocean Belle, que atracou no dia 19 e partiu no dia 21. O cargueiro, de 32,1 mil toneladas de porte bruto, recebeu 27.021 toneladas de soja, de acordo com o site da Vale. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621