Sondagem industrial do Maranhão revela diminuição no ritmo

04-12-2010 10:28

O nível de produção das indústrias de transformação e extração do Maranhão mostrou pequena diminuição no seu ritmo no mês de outubro deste ano. O índice de 60,2 pontos ficou 3,2 pontos abaixo do mês anterior, mas ainda foi maior que o âmbito geral brasileiro (53,6 pontos). Por outro lado, as expectativas para os próximos meses ficaram bem acima do analisado em nível Brasil e Nordeste. As informações constam da Sondagem Industrial do Maranhão divulgada pela Fiema.

Apesar da diminuição em relação a setembro deste ano, o resultado é positivo, pois ao se situar acima de 50 pontos indica aumento de produção. As empresas de grande porte apontaram menor queda no índice de produção, apenas 0,7 pontos, enquanto que as de pequeno porte acusaram uma redução mais forte, menos 8,4 pontos.

Em outubro, a utilização da capacidade instalada (UCI) marcou 55,3 pontos; 3,4 pontos menores que em setembro. A UCI Brasil mostrou resultado negativo (48,9 pontos), 6,4 pontos abaixo da utilização da capacidade maranhense.

O mercado interno maranhense apresenta-se aquecido. O estoque de produtos finais ficou abaixo do planejado (42,4 pontos) devido ao aumento da demanda neste mês, o que não aconteceu nesta intensidade em todo o Brasil, que ficou, em média, com índice de 49,0 pontos.

O ritmo dos negócios das indústrias do Maranhão deve aumentar nos próximos meses. Os empresários esperam por grande crescimento na demanda dos seus produtos (71,7 pontos). O otimismo está bem acima do analisado em nível Brasil (57,0 pontos) e Nordeste (63,7 pontos). Por este motivo, espera-se também elevação na compra de matérias-primas pelas empresas maranhenses, com índice marcando 71,3 pontos.

As expectativas quanto às exportações das mercadorias no Maranhão teve índice de 41,6 pontos, com resultado mais estável apenas dentro do grupo das empresas de pequeno porte (50,0 pontos). (O Estado do Maranhão; Ed. 17.646; Primeiro Caderno; Economia - pág. 07)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621