Suzano desenvolve programas em várias áreas no Maranhão

11-06-2011 09:22

 

Desde 2008, a Suzano vem ampliando sua participação no Nordeste, principalmente no Piauí e Maranhão, onde, além de suas operações florestais, já têm trabalhos em conjunto com a sociedade e o governo em prol do desenvolvimento destes estados com ações que visam fortalecer a economia local, resgatar a tradição regional e promover a educação, a formação das pessoas e a preservação do meio ambiente.

Há mais de dois anos, a empresa está presente na região e já tem instalações próprias funcionando nas cidades de São Luís e Imperatriz e em Teresina (PI).

A Suzano já desenvolve diversos projetos socioambientais nos dois estados. Somente em 2010, o volume de investimento nesses projetos foi cerca de R$ 1,5 milhão, beneficiando um universo de mais de 35 mil pessoas.

Os programas em andamento atualmente são nas áreas de educação, agricultura comunitária, fruticultura, extrativismo sustentável, apicultura, monitoramento de bacias hidrográficas, e são fruto do diálogo e parceria entre a Suzano e as comunidades maranhenses e piauienses.

Educação - No segmento da educação, vale destacar a recente parceria firmada entre a Suzano, Instituto Ayrton Senna e as prefeituras locais para a viabilização do Programa Educar e Formar.

O programa, que beneficia os dois estados, tem foco nos municípios de Matões, Chapadinha, Urbano Santos, Imperatriz, Porto Franco, Estreito e São Pedro da Água Branca.

Nesta etapa, o instituto está desenvolvendo dois programas voltados para corrigir distorções da carreira escolar, em que os alunos apresentam defasagem idade/série – o Se Liga e o Acelera.

Um terceiro programa, o Circuito Campeão, capacita os professores para o ensino de língua portuguesa e matemática. Além disso, o “Ayrton Senna” desenvolve também o projeto Gestão Nota 10, que orienta diretores de escola e o corpo técnico das Secretarias da Educação para um planejamento mais eficiente e de acordo com as necessidades reais de alunos e professores.

Visando ao desenvolvimento regional, a Suzano mantém uma relação estreita com fornecedores locais e vem aumentando consideravelmente este relacionamento.

Em 2010, o volume de comercialização foi de R$ 13,75 milhões, o que já tem aumentado em 2011 devido aos Encontros com Fornecedores, realizados em São Luís, Imperatriz e Teresina, onde a empresa se reuniu com mais de 500 empresários locais.

Convênio - A Suzano avança ainda na área de qualificação de pessoas. A empresa, em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Imperatriz, empresas e entidades locais, lançou em abril o Programa Capacitar para promover a formação de profissionais no município e região, favorecendo o aumento de empregabilidade e inclusão destas pessoas no mercado de trabalho para atender às demandas locais.

O convênio prevê o treinamento de aproximadamente 6000 pessoas, em 17 cursos nas áreas de construção civil e montagem industrial e aproximadamente 400 pessoas já estão em sala de aula.

Também já estão em aula, os selecionados para o curso técnico de Celulose e Papel, que está preparando os profissionais locais para os processos seletivos da produção da fábrica e, além da capacitação, dá direito à bolsa de estudos.

Neste ano, também foram capacitadas 240 pessoas como auxiliares de produção de mudas, em Monsenhor Gil (PI) e em breve serão abertas mais 270 vagas no Maranhão para técnicos em manutenção.

Parceria vai culminar com escola

Executivos da Suzano visitaram no início da semana o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e reiteraram o propósito de continuar a firmar parcerias com a Prefeitura. Encabeçada pelo gerente executivo de relações institucionais Jorge Cajazeira, a visita também foi motivo para a apresentação de Flávio Garcia, consultor de relações institucionais e Mauro Melo, administrador de empresas, recém contratado, em Imperatriz, onde exercerá a função de analista institucional.

Conforme Cajazeira, caberá a Flávio e Mauro, o papel de cuidar das relações institucionais da Suzano com os diversos segmentos da sociedade.

Durante o encontro com o prefeito, que estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Sabino Costa, os representantes da Suzano conversaram sobre as atuais e futuras parcerias.

Uma das parcerias entre a Suzano e a Prefeitura foi tornada pública na segunda-feira (6) pelo prefeito durante o lançamento das obras de perfuração do poço artesiano no povoado Olho d´Água, a construção de uma escola de tempo integral que vai beneficiar as crianças e adolescentes daquele povoado.

Mais

A cidade de Imperatriz, onde a construção da fábrica já foi iniciada, já sente os reflexos positivos da chegada da Suzano na região. Atualmente, estão trabalhando cerca de 600 pessoas na terraplanagem, o que movimenta fortemente a economia local. Para o pico da obra, a previsão é de que esse número seja de cerca de 7 mil operários. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621