Suzano entrega novas salas e seis laboratórios ao IFMA em Imperatriz

04-11-2011 15:59

Estrutura entregue em solenidade realizada no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Imperatriz é composta por sete salas

Imperatriz - A Suzano Indústria de Papel e Celulose entregou, terça-feira (1º), ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), em Imperatriz, mais um bloco de salas de aula e laboratórios. A estrutura atenderá o curso de Celulose e Papel iniciado no começo deste ano para a formação de 230 alunos.

A estrutura entregue em solenidade realizada no campus do IFMA é composta por sete salas de aula e seis laboratórios. O investimento custa R$ 4 milhões. Deste total, R$ 2 milhões foram gastos em equipamentos e laboratórios.

A obra foi iniciada em janeiro deste ano com a participação de 98 trabalhadores de uma construtora da cidade com o acompanhamento de equipes da Suzano.

“Nós investimos no prédio, na parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senai) e IFMA para poder formar pessoas para nossa futura fábrica. O prédio tem uma função social muito maior, que é atender outras demandas de Imperatriz. Como disse o reitor, esse projeto faz parte do desenvolvimento da região”, explicou Ilques Sandes Melo, gerente de Recursos Humanos da Suzano Papel e Celulose.

O representante da Suzano ressaltou que a obra é apenas uma parte ainda pequena do projeto de instalação da fábrica. Ele também ressaltou que, após o curso, as salas e laboratórios poderão ser utilizados pela instituição de ensino, que poderá manter o curso de celulose e papel em sua grade ou ainda oferecer cursos superiores, por exemplo, como o de química.

Parceria - O reitor do IFMA José Ferreira Costa disse que a parceria entre instituições públicas e a iniciativa privada é um modelo que vem sendo testado com muito sucesso no país. No caso de Imperatriz será fundamental para atender ás demandas da população.

“Nós acreditamos que a parceria entre o IFMA e a Suzano em Imperatriz vem trazer a solução de forma rápida ao atendimento das demandas por formação profissional na área que nós não tínhamos até aqui e agora vamos formar técnicos em celulose e papel”, ressaltou o reitor.

A parceria inédita em Imperatriz, segundo Costa, poderá abrir caminho para outras em outros campi do estado. O reitor adiantou que a parceria também marca um momento especial do IFMA, que está em pleno crescimento e o que mais cresceu no país.

A instituição de ensino tinha dois campi em 2004 e atualmente conta com 16. Ano que vem contará com outros 8 campi, totalizando 26 no estado. Também há novidades sobre mais cursos superiores a partir do ano que vem no campus de Imperatriz.

Escola - O projeto para construção da escola de tempo integral de Imperatriz começa a ganhar forma. Na segunda-feira (31), representantes da Suzano Papel e Celulose reuniram-se com o prefeito Sebastião Madeira; o secretário municipal de Educação, Zeziel Ribeiro, e o procurador geral do Município, Gilson Ramalho, para discutir a implantação da unidade.

A escola será construída no povoado Olho d’Água dos Martins, a cerca de 40 km do centro de Imperatriz. Também serão beneficiados com a escola os povoados Bacaba, Matança e Petrolina.

A construção do centro de ensino foi solicitada pelo presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, Hamilton Miranda, e apoiada pelo prefeito. Após a conclusão, a Suzano vai doá-la ao município.

A proposta inicial é de que a escola seja destinada a crianças do 6º ao 9º ano. O local deve dispor de oito salas de aula, beneficiando, aproximadamente, 240 alunos. Esta sugestão, no entanto, ainda poderá ser alterada.

A representação da Suzano na região informou que a ideia da empresa é trabalhar com a educação das crianças para dar condições de vida ao povoado, que serão atingidos pela implantação da empresa.

Reforma - Além da construção da escola de tempo integral, a Suzano vai reformar a unidade de ensino, que já existe no povoado Matança. Este estabelecimento será ampliado, passando a ter sala de leitura, laboratório de informática, cozinha, três banheiros (sendo um exclusivo para funcionários), área de convivência coberta, sala de recepção para os pais, parquinho e quatro salas de aula. Esta escola será destinada a crianças do 1º ao 5º ano.

Madeira enfatizou a responsabilidade social e a parceria com o município para contribuir com o desenvolvimento do povoado.

“É muito importante preparar estas crianças para o futuro. A chegada da Suzano aumentará a oferta de empregos, mas a empresa também está preocupada com o bem-estar e a formação dos cidadãos de Imperatriz, isso é muito importante”, explicou o prefeito.

A Suzano também está investindo na formação dos profissionais que devem trabalhar na empresa. Atualmente, é desenvolvido, em parceria com o Governo do Estado, o Programa Capacitar, que prepara profissionais para atuar na montagem de equipamentos e na construção da fábrica.

Saiba mais

- A Suzano Papel e Celulose é um dos 10 maiores conglomerados empresariais privados do país que atua há mais de 85 anos no setor de papel e celulose. O grupo tem cinco unidades fabris no país que são: Unidade Ipiranga (SP), Unidade Suzano,Industrias de Papel Rio Verde, Unidade Mucuri e a Unidade Embu.

- A previsão é de que a unidade fabril de Imperatriz comece a ser instalada ainda em 2011 e as atividades devem começar em 2013.

- A capacidade de produção será de 1,3 milhão de tonelada/ano de celulose e abrangerá ainda as áreas de Imperatriz, Porto Franco e Açailândia. O empreendimento (fábrica) vai gerar 7 mil empregos diretos durante o pico máximo das obras. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621