Tanques de combustível do foguete Cyclone-4 são desembarcados no Itaqui

14-07-2012 08:24

Carga veio da Ucrânia no navio Socol 3 e será levada para o Centro de Lançamento de Alcântara; operação ocorreu na madrugada de ontem, no berço 103.

Os 15 tanques de combustível do foguete Cyclone-4, que estavam nos porões do navio Socol 3, foram desembarcados no Porto do Itaqui na madrugada de ontem. O cargueiro partiu ainda pela manhã e a carga, até o fim da tarde, não havia sido retirada do cais. Os tanques e outros equipamentos serão levados para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

A empresa brasileiro-ucraniana Alcântara Cyclone Space (ACS), proprietária da carga, não divulgou mais informações sobre o transporte até o CLA. Fontes do setor portuário informaram que, possivelmente, a operação será realizada segunda-feira (16), pois o tráfego de veículos nas saídas (rodoviárias e marítimas) de São Luís é mais intenso nos fins de semana.

Há duas opções logísticas: inicialmente, foi divulgada pela ACS a informação de que os tanques seriam transportados em carretas, que por sua vez seriam embarcados em ferry-boats e levados para o CLA. A travessia marítima é mais curta do que a rodoviária. Pelo mar, o tempo de travessia dura em média uma hora. São 22 milhas náuticas (cerca de 40 km) da zona portuária de São Luís até Alcântara. Por via rodoviária, o comboio percorrerá 433 km em pelo menos cinco horas.

A carga é constituída de 15 tanques de combustível para o sistema de abastecimento do combustível líquido (LC, da sigla em inglês) e seus assessórios de montagem. Para o transporte, serão utilizadas cerca de 20 carretas e guindastes capazes de içar até 40 toneladas.

Especiais - De acordo com informes da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Itaqui, o desembarque dos tanques de combustível do foguete Cyclone-4 é mais uma operação portuária diferenciada (denominada tecnicamente de cargas de projeto) voltada ao atendimento logístico de novas plantas industriais que estão sendo instaladas no Maranhão em áreas como mineração, geração de energia, petróleo e gás natural, papel e celulose e transporte de carga.

No Porto do Itaqui, até junho deste ano, já foram movimentadas mais de 7 milhões de toneladas de carga. Desse total, 32.601 toneladas são de carga de projeto. São equipamentos, peças e acessórios destinados às novas plantas industriais, a exemplo da construção do Píer IV, da Vale; instalações da fábrica de celulose da Suzano em Imperatriz; das pesquisas de gás e petróleo da OGX na Bacia do Parnaíba e da Unidade de Tratamento de Gás Natural da OGX e da MPX em Santo Antônio dos Lopes e agora da empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), na cidade de Alcântara.

Para este último empreendimento, foram descarregados neste ano 14 contêineres do tipo open top (com abertura no topo), usados para cargas de tamanhos diferentes; 15 tanques de combustível e 34 caixas com acessórios para os tanques. As cargas de projeto são geralmente equipamentos para grandes obras e por isso mesmo com grandes dimensões, o que exige do setor operacional do porto soluções logísticas mais eficientes. (Fonte: O Estado do Maranhão)

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