Técnicos da Marinha inspecionam o navio Vale Beijing em alto-mar

11-08-2012 07:58

A Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) informou que os inspetores da Marinha vistoriaram o Vale Beijing ontem à tarde. Relatórios da equipe no mar indicavam uma avaliação positiva da estrutura do navio, de acordo com o comandante da Capitania, Jair dos Santos Oliveira. No início da noite, a Capitania informou que a operação de carga do navio em Ponta da Madeira está liberada.

De acordo com Santos Oliveira, os inspetores foram de barco ao local do fundeio do Vale Beijing, um ponto da Baía de São Marcos distante 47,5 km do Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), onde o navio deverá atracar. O comandante da CPMA informou que a viagem de barco dura cerca de quatro horas e que a previsão de retorno da equipe era para as 22h de ontem.

"Fui comunicado pela equipe que foi a bordo do navio [Vale Beijing] de que a operação de carga está liberada", disse Santos Oliveira, no fim da tarde, referindo-se a comunicações via rádio com a equipe em alto-mar. Com o aval da Marinha, o navio deve atracar hoje no Píer I de Ponta da Madeira.

Ontem, foi concluído o carregamento do Berge Stahl no Píer I, que partiu de madrugada. Logo em seguida, atracou o navio Spring Brave, com previsão de carga de 200 mil toneladas de minério, operação estimada para terminar às 7h42 de hoje, de acordo com o site da Vale (programação de navios).

Dessa forma, abre-se uma janela logística no Píer I para a atracação do Vale Beijing ocorrer ainda hoje, embora o registro do navio não conste no referido site, mesmo a sua chegada ter sido confirmada pela Capitania dos Portos e também pelos sítios de monitoramento Marine Traffic e Pratimar. A Capitania, cabe ressaltar, autorizou a permanência do cargueiro em São Luís até amanhã - com possibilidade de ampliar o prazo, caso a administração do terminal solicite.

Consta ainda no site da mineradora, especificamente a respeito das operações no Píer I, que é o atracadouro utilizado para as operações dos navios do porte do Vale Beijing, que os próximos navios a atracar são: Gaia Pegasus, previsto para segunda-feira, a carregar 229 mil toneladas de carga; Berge Jaya, da classe Valemax, com carregamento de 388 mil toneladas programado para o dia 14; Chiyotamou, previsto para quinta-feira (16), carregando 228 mil toneladas. No site da mineradora há advertências quanto a alterações repentinas na programação de navios.

Silêncio - Oficialmente, a Vale não emitiu informações a respeito da operação com o Vale Beijing em Ponta da Madeira. O supercargueiro está de volta a São Luís oito meses depois do acidente ocorrido em seu carregamento inaugural, em 3 de dezembro de 2011.

O navio sofreu rachaduras nos tanques de lastro da popa (parte traseira da embarcação), durante a operação de carga de 388 mil toneladas de minério de ferro. O embarque foi interrompido quando se atingiu o volume de 260 mil toneladas do produto, devido ao acidente.

Conforme O Estado vem divulgando, na ocasião do acidente, o risco de naufrágio e de desastre ambiental com o derrame de óleo combustível fez com que fosse montado um esquema emergencial de retirada do navio do terminal para um ponto a 60 km da costa, na Baía de São Marcos.

A medida tomada evitou um possível congestionamento na zona portuária, como ocorreu em 1994, quando um plano de carga errado fez o graneleiro Trade Daring, que estava atracado no Píer I, partir-se em dois, naufragando no terminal. Na época, demorou cerca de 20 dias para que o navio fosse retirado do atracadouro.

Mais

De dezembro de 2011 até meados de fevereiro de 2012, o Vale Beijing ficou fundeado na Baía de São Marcos.

Em alto-mar, foram feitos reparos emergenciais no casco do navio, a carga foi redistribuída nos porões para estabilizá-lo na água e parte do combustível foi retirado.

Em 19 de fevereiro, o navio partiu para o porto de Sohar, em Omã, país localizado na Península Arábica, onde descarregou o minério de ferro que estava em seus porões. O navio chegou em Sohar em fins de março.

Em abril, o navio foi levado para o estaleiro Jinhae, na Coreia do Sul, que o construiu e que realizou os reparos definitivos.

Em julho, a embarcação iniciou a viagem de volta a São Luís.

 

(Fonte: O Estado do Maranhão)

                                                                                   

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