Testes da OGX confirmam acumulação de gás no município de Lima Campos

25-07-2012 08:12

O diretor-presidente da OGX, Luiz Carneiro, afirmou que o resultado dos testes deixa a empresa ainda mais confiante no potencial da Bacia do Parnaíba.

Teste de formação realizado pela OGX confirmou acumulação de gás natural no poço OGX-88, no bloco PN-T-68, na bacia terrestre do Parnaíba. A acumulação Bom Jesus, localizada no município de Lima Campos, apresentou vazão que variou conforme a abertura da válvula (choque), de 170 mil m³ a 491 mil m³, num intervalo de 30 horas de produção.

O poço OGX-88 (primeiro poço de delimitação da acumulação de Bom Jesus) está localizado a 1,4 km do poço pioneiro descobridor desta acumulação, o OGX-34, e a aproximadamente 30 km de distância do Campo de Gavião Real, localizado no município de Santo Antônio dos Lopes, que está em fase avançada de desenvolvimento da produção.

"O resultado apresentado nesse teste nos deixa ainda mais confiante com o potencial da Bacia do Parnaíba, que, além desse promissor prospecto, conta também com o Campo de Gavião Real, já declarado comercial, e cuja produção e geração de caixa vão se iniciar já em 2013", comentou o diretor-presidente da OGX, Luiz Carneiro.

Segundo a OGX Maranhão - sociedade formada entre a OGX S.A, MPX Energia e Petra Energia -, o teste de formação é um método utilizado para avaliar a capacidade de produção de um determinado reservatório ou parte do reservatório de um poço, o tipo de fluido (óleo, gás ou água), pressões, entre outros dados e informações técnicas.

Adicionalmente, observou-se baixa razão gás condensado (RGC), indicando gás seco, e demonstrando a similaridade desses resultados com os testes previamente realizados no Campo de Gavião Real. Tais resultados, de acordo com a OGX, sustentam o futuro desenvolvimento da acumulação de Bom Jesus, permitindo a continuidade da perfuração de mais poços de delimitação nessa área.

Exploração - A OGX Maranhão realiza a exploração de gás natural na Bacia do Parnaíba desde dezembro de 2009, quando começaram as pesquisas sísmicas no subsolo de parte dos oito blocos exploratórios dos quais detém concessão.

De 2010 até agora, já perfurou 10 poços na região nos municípios de Capinzal do Norte, Santo Antônio dos Lopes, Lima Campos, Bacabal, Codó e Igarapé Grande, gerando mais de 1.500 empregos na região. Até o momento, dois campos descobertos já foram declarados comerciais: Gavião Real (Santo Antônio dos Lopes) e Gavião Azul (Capinzal do Norte). (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621