TG Agro Industrial investirá R$ 80 mi na produção de cana e álcool

31-07-2011 16:26

Aldeias Altas - A TG Agro Industrial, usina de produção de cana-de-açúcar e álcool (etanol) instalada na cidade de Aldeias Altas, anuncia para ainda no quarto trimestre deste ano e início de 2012 investimento de R$ 80 milhões na expansão do empreendimento, vislumbrando oportunidades de exportação para o mercado exterior. "Temos boas previsões para abertura do mercado internacional, o que irá impulsionar um crescimento ainda maior do nosso empreendimento", frisou o presidente do grupo, Rance Hesketh.

A empresa, que reúne grande disponibilidade de terras e de água para irrigação, projeta para os próximos cinco anos aumentar em até cinco vezes a produção de cana de açúcar. "Não faltam motivos para investirmos na expansão da produção da nossa usina e do plantio", observou o presidente da TG Agro Industrial.

Os números comprovam o crescimento da produção no empreendimento agroindustrial localizado em Aldeias Altas. Na atual safra (2011), a usina moeu 530 mil toneladas de cana, o que resultou na produção total de 40,4 milhões de litros de álcool (anidro e hidratado), contra os 33,1 milhões de litros obtidos ano passado, o que significa um incremento de 24% na produção.

Nesta safra, a TG Agro Industrial produziu 16,6 milhões de litros de álcool anidro (utilizado para aumentar a octanagem da gasolina) e 23,8 milhões de litros de álcool hidratado (álcool combustível puro). O desempenho do empreendimento maranhense é bem diferente das usinas instaladas no Centro-Sul do país, que projetam queda de 4% na produção de álcool.

O diretor agrícola da TG Agro Industrial, Dorian Brito, atribuiu à distribuição pluviométrica registrada este ano no estado, com chuvas espaçadas e de pouca intensidade, a boa formação do canavial, o que refletiu no aumento da produção. A temperatura, que foi mais amena que em 2010, foi outro fator favorável ao desempenho positivo da safra de cana em 2011.

A atual produção de álcool anidro e hidratado atende hoje ao mercado interno, tendo como principais clientes as distribuidoras Petrobras, Ypiranga, Ale e Raizen. "O destino de toda nossa produção é o mercado interno, embora tenhamos potencial para exportação devido à logística privilegiada", destacou Dorian Brito, ao informar que há duas opções de modais para escoamento da produção: via linha férrea, por meio de alcoolduto ligando a empresa ao Porto Itaqui, com uma distância média de 300 km, e por transporte rodoviário.

Com o aumento da área cultivada projetada para os próximos, em paralelo a TG Agro Industrial pretende desenvolver projetos de cogeração de energia elétrica em uma subestação própria com a finalidade de comercialização, mas também para alimentação da usina e do sistema de irrigação da lavoura de cana.

Gargalo - Mas, a exemplo de outros empreendimentos instalados ou em instalação no estado, a TG Agro Industrial constata como grande gargalo ao seu projeto de expansão o problema de mão de obra qualificada. Para adequar o capital humano local às suas necessidades, a diretoria de Recursos Humanos da empresa projeta realizar este mais de 50 mil horas de treinamento.

As operações da TG Agro Industrial foram iniciadas em 2003, com o plantio de canavial irrigado. Três anos depois, a empresa deu partida às atividades industriais, o que tem contribuído para o desenvolvimento do município de Aldeias Altas e região e favorecido a instalação de outros empreendimentos. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621