Total está interessada em novas áreas e em bioenergia no Brasil

11-07-2011 16:32

 

Assis Moreira | Valor

PARIS -  O produtor de petróleo e gás francês Total quer ampliar sua participação na exploração de óleo no Brasil e também fazer do país seu centro de bioenergia, afirmou hoje o vice-presidente Yves-Louis Darricarrere.

"Vamos ser um participante significativo no Brasil", afirmou o executivo ao participar de seminário sobre a economia brasileira. A Total acredita em novas descobertas de petróleo no Brasil porque boa parte do país não está explorado. "E estamos preparados para participar. Cabe ao Brasil decidir onde e quando".

"No curto prazo, a anunciada 11ª rodada de concessões em áreas não descobertas do pré-sal nos interessa", reiterou o executivo.

Para Darricarrere, o Brasil é uma "terra de oportunidades" para as companhias de petróleo. A Total tem parceria com a Petrobras no Brasil, Estados Unidos, Nigeria, Bolívia, Colômbia, Angola e Argentina.

O interesse do grupo francês é tambem cada vez maior na produção de biocombustivel no Brasil. A Total está produzindo bioquerosene, biodiesel e biolubrificante. "E estamos preparados para fazer do Brasil nosso hub de bioenergia, estamos procurando os parceiros para o suprimento de cana de açúcar", afirmou. "Isso vai exigir muito capital e pessoal qualificado".

Indagado sobre as exigências brasileiras de conteúdo nacional na indústria, no contexto de exploração do pré-sal, o executivo disse que nada disso é realmente novo, porque a Grã-Bretanha e a Noruega fizeram o mesmo no passado.

"Podemos esperar isso em todo lugar do mundo, é uma demanda legitima", afirmou. "No longo prazo, vai beneficiar a indústria do gás e do petróleo, com capacidade aumentando. Mas é questão de equilíbrio. Na primeira etapa, traz custos adicionais. Podemos ver isso não especificamente no Brasil, mas na África, e apoiamos isso. É questão do preço que querem pagar para desenvolver sua industria". (Fonte: Valor Econômico)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621