Traçado do gasoduto da TMN não mais passará pelo Ceará, só pelo Maranhão

02-10-2011 10:28

A Transportadora Meio-Norte (TMN) informou que a construção do gasoduto que sairia de Pecém (CE), passando por Teresina (PI), até chegar a São Luís (MA), sofreu alteração no projeto. Com a descoberta de gás natural na Bacia do Parnaíba pela OGX, o novo traçado de dutos será dentro somente do Maranhão, com estimativa de iniciar a distribuição dessa nova fonte energética a partir de 2014.

Antes da descoberta na Bacia do Parnaíba, o estado vivia a expectativa, desde 2001, de ser suprido por gás natural a partir da construção do gasoduto de 948 km de extensão de Pecém a São Luís. Projeto que, embora tenha sido autorizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nunca saiu do papel por dificuldades de captação de recursos.

Agora, segundo o diretor administrativo-financeiro da Transportadora Meio-Norte (TMN), Fábio Amorim, o momento é outro, referindo-se ao fato de que o Maranhão passará a produzir gás natural e que o volume de recursos a ser aplicado na construção do gasoduto será menor, uma vez que o traçado foi reduzido.

Dos campos da OGX, no traçado Peritoró até São Luís, deverão ser construídos 250 km de dutos e de Miranda do Norte até Imperatriz, numa outra fase de distribuição do gás natural a ser produzido na Bacia do Parnaíba, aproximadamente mais 470 km. São 228 km a menos que o traçado de Pecém a São Luís.

Fábio Amorim disse que o traçado Peritoró/São Luís, além da autorização da ANP, dispõe de licenciamento do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Já em relação ao traçado Miranda do Norte/Imperatriz, a TMN solicitou recentemente à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) a prorrogação da licença de instalação.

Negociação – Fábio Amorim informou que a Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) e a TMN estão negociando com a OGX contrato de suprimento de gás natural para atender os mercados industrial, comercial, residencial e automotivo. A empresa de Eike Batista prevê para o segundo semestre de 2012 o início da produção de gás na Bacia do Parnaíba, devendo alcançar 5,7 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia em 2013.

“Sabemos que a OGX vai produzir gás natural para atender suas unidades térmicas, mas é interesse do Maranhão que outros mercados, principalmente as indústrias, sejam beneficiados com esse suprimento”, observou o diretor da TMN, ao acrescentar que esse é uma orientação do Governo do Estado.

Fábio Amorim explicou que, após fechar essa negociação de suprimento do gás natural com a OGX, a TMN irá buscar recursos na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e até privado se for necessário para a construção inicial do traçado do gasoduto de Peritoró/São Luís.

Mais

A Transportadora Meio-Norte (TMN) é constituída pela Petrobras, Termogás, Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) e Companhia de Gás do Piauí (Gaspisa).

A Gasmar é uma sociedade de economia mista dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, autorizada pela Lei Estadual nº 7.595, de 11 de junho de 2001, tendo por objeto social a exploração, com exclusividade, do serviço de distribuição e comercialização de gás canalizado, podendo também explorar outras formas de distribuição de gás natural e manufaturado, inclusive comprimido ou liquefeito, de produção própria ou de terceiros, nacional ou importado, para fins comerciais, industriais, residenciais, automotivos, de geração termelétrica ou quaisquer outras finalidades e usos possibilitados pelos avanços tecnológicos, em todo o território do estado do Maranhão. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621