Trabalhadores serão capacitados para atuar na Refinaria Premium

21-03-2011 16:59

 

Os professores que vão ministrar os cursos de qualificação profissional para trabalhadores da refinaria da Petrobrás, em Bacabeira, começaram a receber treinamentos na sexta, dia 18. As instruções e as apostilas que serão usadas durante as aulas estão sendo repassadas pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), entidade responsável pela realização dos cursos.

As aulas para os professores que vão atuar na capital e em mais quatro municípios estão sendo realizadas em um auditório cedido pelo Sine, no centro de São Luís. Pedagogos e profissionais específicos de cada curso vão estar nas salas de aula com a missão de formar mais de 6.500 trabalhadores.

As primeiras turmas de cursos de capacitação de trabalhadores que vão atuar na fase inicial da construção da Refinaria da Petrobras já foram formadas nas cidades de Bacabeira e Rosário. A próxima cidade a receber o projeto será Santa Rita, cuja aula inaugural está prevista para a próxima sexta-feira.

Além dessas três cidades, serão realizados cursos de qualificação profissional nas cidades de Morros São Luís. Na capital, serão montados pólos nos bairros da Cidade Operária, Geniparana, Cidade Olímpica, São Cristóvão, Bairro de Fátima, Anjo da Guarda e Vila Embratel. O projeto deve ser lançado em São Luís na próxima semana.

Os cursos oferecidos são resultado de convênio firmado entre o Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério de Minas e Energia e o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo (Promimp), através do Planseq (Plano Setorial de Qualificação).

Serão formados inicialmente cerca de 6.500 trabalhadores nos cursos para pedreiro, pintor predial, armador de ferragens e carpinteiro. Os cursos terão carga horária de 200 horas, sendo 40 de habilidades básicas e 160 de habilidades específicas.

 

(Fonte: JORNAL PEQUENO, Ed. 23.626, Geral - pág. 08)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621