Turismo em alta nos 400 anos

08-01-2012 10:06

A expectativa de aumento de 10% do fluxo de turistas em São Luís este ano, revelada em matéria publicada na presente edição de O Estado, é mais um dado positivo em meio às comemorações do quarto centenário da cidade. A alta projetada pelo Governo do Estado já começa a mobilizar os setores hoteleiro, de bares, restaurantes e demais segmentos diretamente ligados à indústria turística, que já exibem os primeiros sinais de aquecimento. Caso a previsão otimista se confirme, a capital maranhense encerrará o ano festivo com um saldo de 1,6 milhão de visitantes, um número histórico.

Aliada ao já conhecido potencial turístico de São Luís, evidenciado pelo rico acervo histórico, pelas belas praias e pela diversidade cultural, a comemoração dos 400 anos da cidade funcionará, por si só, como um atrativo a mais. Os diversos eventos programados para celebrar a data transformarão a cidade em um dos principais polos de visitação do país em 2012. Se o setor já vinha ostentando crescimento progressivo ano após ano, deverá bater todos os recordes até o fim de dezembro.

A forma como São Luís será divulgada país afora e no exterior será decisiva para que a meta estabelecida seja alcançada. Ciente da importância da promoção da cidade, no contexto dos 400 anos, o governo destinará R$ 10 milhões para campanhas publicitárias em nível nacional e internacional. O aproveitamento máximo desse recurso com certeza se reverterá em mais turistas e mais riqueza para a capital maranhense. Portanto, é preciso fazer o dever de casa para garantir que o maior número de visitantes possível prestigie as comemorações.

Preparar São Luís para receber maior leva de turistas é outra providência a ser tomada. Melhorias em áreas como infraestrutura, trânsito, transporte urbano, segurança e entretenimento são fundamentais para propiciar aos visitantes uma estadia aprazível e fazer com que estes levem boas impressões da cidade. Uma das principais marcas da capital do Maranhão, a diversidade cultural deve ser explorada de forma plena, não só por meio de apresentações, mas também com informações qualificadas sobre as manifestações folclóricas, características, grupos que as representam, etc.

O alcance da meta também dependerá da excelência dos serviços hoteleiro, de bares, restaurante e respectivo. Para tirar o maior proveito possível da alta projetada para o turismo nos 400 anos, esses segmentos terão que investir em estrutura e capacitação de pessoal, de modo a oferecer aos seus funcionários as ferramentas necessárias ao bom atendimento aos visitantes. Também é ideal que os terminais de passageiros estejam impecáveis. No caso do Aeroporto Marechal Cunha Machado, cuja reforma deverá ser concluída em março, o que se espera é a melhoria em termos de conforto e organização. A reforma do terminal rodoviário é outra ação essencial, que deve fazer parte do pacote de obras alusivas ao quarto centenário.

Além de ser um marco histórico, o aniversário de 400 anos de São Luís poderá se converter em vetor de desenvolvimento econômico, tendo em vista o potencial de geração de riqueza associado à data. Se ao fim de 2012 for constatado o sucesso das ações programadas, a cidade estará diante de um legado importante e terá condições de crescer com mais vigor ainda. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621