UHE prepara-se para iniciar geração de energia

01-12-2010 10:36

ESTREITO – O enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), com o fechamento da primeira comporta, foi iniciado ontem pela manhã, na fase que antecede o início da geração de energia elétrica em Estreito, previsto para fevereiro de 2011, em cerimônia que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Da solenidade, também participaram o senador e ex-ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; os ministros de Minas e Energia, Márcio Zimermam; do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, e interino de Aquicultura e Pesca, Cléberson Zaski; o prefeito de Estreito, Zequinha Coelho (PDT); o governador do Tocantins, Carlos Guaguim (PMDB); o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ), Jamil Gedeon; o presidente do Consórcio Estreito Energia (Ceste), José Renato Ponte; o presidente da GDF Suez do Brasil, Maurício Bahr; além de autoridades locais.

A governadora e o presidente Lula chegaram a Imperatriz pela manhã e realizaram um sobrevôo pela UHE. Depois, ocorreu o fechamento simbólico da primeira das 14 comportas da Usina Hidrelétrica Estreito, e em seguida a comitiva visitou as obras da usina.

A hidrelétrica faz parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é o segundo maior empreendimento de geração de energia em curso no país. A UHE terá capacidade de gerar 1087 MW de energia. A expectativa é de que a primeira turbina da hidrelétrica seja acionada em fevereiro de 2011.

Responsáveis - Fazendo referência à presidente eleita Dilma Rousseff (PT) como uma das principais responsáveis pelas obras da hidrelétrica, por ter mudado o marco regulatório do setor elétrico que possibilitou o início da construção da UHE, Lula destacou que a usina simboliza um marco para o desenvolvimento econômico do país.

“Para nós, uma hidrelétrica é sempre importante, porque o consumo de energia significa a construção da possibilidade de mais trabalho, mais emprego e mais renda. Uma hidrelétrica desse porte, um investimento de mais de R$ 4 bilhões, que gerou milhares de emprego e que vai gerar milhares de megawats, vai contribuir de forma extraordinária com o desenvolvimento da região e do Brasil”, declarou o presidente.

Já o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, assinalou que a Usina Hidrelétrica de Estreito antes era um sonho que, aos poucos, se transforma em uma grande realidade. “A partir de 2007, em tempo recorde, tivemos essa mega construção. O Brasil quer fazer mais hidrelétricas. Tanto Tocantins e Maranhão foram beneficiados e serão ainda mais com uma obra dessa importância. E o sistema [nacional de energia] vai contar com uma usina do porte que antes de Santo Antônio Giral era a maior usina em construção”, destacou.

Lago- Conforme informações do Consórcio Estreito Energia (Ceste), o processo de enchimento do lago da Usina Hidrelétrica Estreito ocorrerá em três etapas, quando serão alcançadas as cotas de 145m, 150m e 156m. A conclusão desse processo, segundo o Ceste, dependerá de fatores climáticos, como o volume de chuvas na região. Ou seja, quanto mais chover, mais rápido será o enchimento do lago de Estreito.

Ainda pelos dados do Ceste, o enchimento do lago demandará uma complexa operação que prevê inúmeras ações voltadas, principalmente, à preservação do meio ambiente, como o resgate da fauna, a realocação dos animais para áreas de soltura, o monitoramento da ictiofauna (feixes) em 11 pontos diferentes e a avaliação da qualidade da água do reservatório em 21 pontos de amostragem. A área do lago atingirá 12 municípios no Tocantins e Maranhão, onde serão atingidas as cidades de Estreito e Carolina.

Ao todo, a área do lago compreende aproximadamente 450 km². “Vamos baixar as comportas do vertedouro e o lago começa a ser enchido de forma gradual, lentamente, para que sejam identificado eventuais impactos”, declarou o presidente do Consórcio Estreito Energia, José Renato Ponte. (O Estado do Maranhão; Primeiro Caderno; Especial - pág. 06)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621