Um presente de aço

28-05-2011 09:26

 

São Luís ganhou um bom presente, ontem, no Dia da Indústria. Em ato ao qual compareceu a governadora Roseana Sarney, o presidente do Grupo Dimensão, Antonio Barbosa de Alencar, lançou a pedra fundamental da Dimensão Indústria de Aços Planos, que será instalada às margens da BR-135, na Vila Maranhão. De acordo com as informações apresentadas no ato, o empreendimento prevê investimentos da ordem de R$ 160 milhões, tendo o Banco do Nordeste como financiador maior e o Governo do Estado como principal incentivador.

A Dimensão Indústria de Aços Planos vai produzir derivados de aço, como perfis, chapas, e tubos, entre outros, devendo alcançar, na em funcionamento pleno, uma produção de 240 mil toneladas por ano. Seu funcionamento exigirá 250 empregos diretos e 750 indiretos, e o processo de implantação será feito com 300 empregos diretos. A indústria será beneficiada com incentivos concedidos pelo Governo do Estado, sendo o mais importante deles a redução de 75% do ICMS durante 20 anos.

Grupo criado há 20 anos, tendo como base a construção civil, a Dimensão Engenharia passa agora a produzir aço, depois de ter se consolidado no comércio e na distribuição desse produto. Concebeu o projeto depois de estudar cuidadosamente as condições de São Luís para sediá-lo, já que a capital é hoje o mais importante entreposto do escoamento do minério de ferro extraído da Serra de Carajás. Também motiva o investimento a convicção de que o Maranhão, em especial a região polarizada por São Luís, está economicamente envolvida com o setor de metalurgia – a capital já tem um complexo de produção de alumínio e uma fábrica de grande porte para a produção de pelotas.

O lançamento da Dimensão Indústria de Aços Planos é parte do arrojado ProMaranhão, um programa de atração de investimentos posto em marcha pela governadora Roseana Sarney e que prevê o ingresso no estado de cerca de R$ 100 bilhões nos próximos anos e que tem como carro-chefe a Refinaria Premium I da Petrobras, em Bacabeira. São indústrias das mais diferentes áreas, que se completarão como partes de uma grande guinada na vida econômica de um estado hoje considerado estratégico para a região e para o país.

São empreendimentos como o lançado ontem que certamente reforçarão o processo de desenvolvimento do estado, porque contribuem com a sua capacidade de produzir riqueza e tributos, resultados que o Estado e a sociedade precisam para ter uma vida melhor. Ele para oferecer melhores serviços, ela para melhorar o seu padrão de vida. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621