Um olhar para Imperatriz

16-07-2011 09:28

 

Francisco Escórcio

Ao completar 159 anos, Imperatriz aparece no cenário nacional como um dos principais municípios brasileiros. É um importantíssimo entroncamento comercial, energético e econômico do Estado, sendo ainda o segundo maior centro populacional, político e cultural do Maranhão. Possui, ainda, posicionamento estratégico útil não só ao Estado, mas também para todo o Norte do país. Todas essas características ressaltam o expressivo progresso, conquistado pelo esforço sem medidas de seus mais de 250 mil habitantes.

Isso nos leva a pensar, dentro de uma análise fria, que Imperatriz tem alma, vontade própria e está pronta até para ser a capital de um novo estado.

Hoje, já pode ser considerada capital de um pólo de desenvolvimento que envolve, além do Maranhão, outros dois estados com os quais ela faz fronteira, Pará e Tocantins. A história e o desenvolvimento de Imperatriz já deram-lhe diversos títulos, entre eles destaco aqui o de "Portal da Amazônia - Capital da Energia".

Com sua pujança, muito bem representada em suas cores da bandeira - a cor amarela que simboliza as riquezas, a branca que nos remete à paz, harmonia e concórdia e o verde das matas imperatrizenses, recebe o apelo cotidiano para ser a capital não só de um pólo em franco desenvolvimento, mas para ser a capital de um estado que há muito foi pensado e que vem tomando corpo dia-a-dia, não só no querer de sua população, mas pela dimensão econômica e social que se torna uma realidade.

O Estado do Maranhão do Sul lateja fortemente no pulso e no coração de cada imperatrizense e, como tenho dito reiteradamente, não podemos ceifar o sentimento e o anseio de todo o povo daquela região.

Imperatriz, como o seu nome já diz, traz a majestade e a nobreza em sua alma, rejeita o desprezo, acata o desenvolvimento e alimenta-se de amor e de carinho. É uma cidade com alma de gente, que chora, ri, se zanga, agradece e repudia.

Neste seu aniversário, chamo a atenção de todo o Brasil, de todas as esferas federal, estadual e municipal: respeitem Imperatriz!

Deputado Federal - (PMDB-MA). (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621