Vale Brasil opera minério de ferro em terminal portuário de São Luís

25-05-2011 11:18

 

O navio Vale Brasil, maior mineraleiro do mundo, realizou ontem, no Píer I do Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), na capital, o seu primeiro carregamento de minério de ferro. O evento que marcou a operação contou com a presença de autoridades portuárias do Maranhão e do Espírito Santo, do executivo do Estado, além de representantes de entidades empresariais, das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), da Receita Federal, secretários de Governo do Estado, e de órgãos não governamentais. Após o início da operação de carregamento, autoridades e jornalistas visitaram as instalações do supergraneleiro.

Na primeira operação do Vale Brasil, foram carregadas 391 mil toneladas de minério de ferro, que terão como destino o Porto de Dalian, na China. O navio, que tem capacidade para abrigar em seus porões cerca de 11 mil veículos populares, será utilizado em um percurso que ligará o Maranhão à Ásia. "É um navio que conta com inovação, tecnologia de ponta e com um potencial de carregamento que supera todos os demais, num baixo custo. O Vale Brasil, sem dúvida alguma, marca uma nova era na Vale", disse Eduardo Bartolomeo, diretor executivo de operações integradas da companhia.

"É o primeiro navio do mundo que você pode carregar um porão inteiro sem tirar o carregador de cima dele. Num navio normal, você faz várias passadas, nesse não. Isso dá muito mais velocidade aos portos durante o carregamento. Por tanto, ele leva menos tempo para carregar do que dois navios e meio juntos", completou Nelson Luiz Coelho Alves, gerente-geral de Engenharia de Navegação da Vale.

O navio Vale Brasil foi encomendado pela mineradora ao estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Egineering Co, na Coreia do Sul. O supergraneleiro tem 365m de comprimento, 65m de largura e 400 mil toneladas de porte bruto (TPB), com capacidade de carga de 390 mil toneladas de minério. Vale Brasil é o primeiro mineraleiro de uma encomenda de sete navios da Vale ao estaleiro coreano, que totaliza investimento de US$ 748 milhões.

O mineraleiro supera em dimensões o Berge Stahl, construído em 1986 pelo estaleiro Hyundai Heavy Industries (Coreia do Sul) e que por mais de duas décadas foi considerado o maior do mundo em sua categoria.

Logística - De acordo com Eduardo Bartolomeo, o navio Vale Brasil e os demais já encomendados fazem parte da solução logística entre os portos do país e os clientes asiáticos. Ele contou que além do elevado padrão das embarcações, há menor custo no transporte do minério. "Antes da crise, nós pagávamos US$ 100,00 por tonelada no frete, hoje estamos pagando

US$ 20,00 e essa é a estratégia. A estratégia não é comprar navio, nem entrar no mercado da navegação e sim ter estabilidade no frete, é manter o frete competitivo", explicou.

Nos últimos dois anos, a Vale encomendou a construção de 51 embarcações, entre rebocadores, comboios fluviais e catamarãs, a estaleiros nacionais, contribuindo para o aquecimento da indústria naval brasileira, com a geração de 2.465 empregos diretos e indiretos e investimentos de R$ 403,9 milhões.

A Vale investiu ainda em 19 navios próprios de 400 mil toneladas e 16 navios com as mesmas dimensões, com operação exclusiva para a empresa em contratos de longo prazo assinados com armadores parceiros. Os 35 navios deverão ser entregues entre 2011 e 2013. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621