Vale conclui reparos e ferrovia deve voltar a operar até esta 4ª-feira

21-03-2012 09:47

RIO - A Vale concluiu hoje os reparos na ponte que desabou ontem na Estrada de Ferro Carajás, no Pará. A expectativa da companhia é que o tráfego na ferrovia que transporta o minério de ferro das minas de Carajás para o porto Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão, se normalize ainda esta noite.

O incidente impediu o carregamento de 300 mil toneladas de minério de ferro da Vale, correspondente ao movimento diário do minério produzido nas minas da região Norte para os navios ancorados no terminal privativo da empresa, no litoral maranhense. 

Segundo fontes próximas da companhia, o prejuízo com as 300 mil toneladas de minério não embarcadas não é grande para a Vale. Esta quantidade representa apenas 0,1% das 300 milhões de toneladas que a empresa programa vender em 2012 e pode ser recuperado com redução de estoques e melhoria da performance, segundo o interlocutor.

Do total de 300 milhões de toneladas em 2012, as minas de Carajás vão responder por 100 milhões de toneladas.

As exportações de minério estão bem aquecidas este mês e o preço da commodity está em US$ 147 a tonelada, considerado muito bom pelo mercado de mineração. A Vale, segundo apurou o Valor, está vendendo tudo que consegue embarcar, principalmente para a China, seja pelo preço spot, seja pelo valor acertado nos contratos de longo prazo, o que sugere perspectivas excelentes para o resultado da mineradora este ano. (Fonte: Valor Econômico)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621