Vale divulga imagem do canteiro de obras do Píer IV, em São Luís

10-02-2011 15:15

 

A Vale finalmente divulgou imagens do canteiro de obras do Píer IV, o mais novo atracadouro de navios do Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), em São Luís (MA). No início de janeiro deste ano, conforme publicado em O Estado, a mineradora havia informado já ter construído 900 metros da ponte de acesso do píer, considerada pela companhia a sua maior obra de infra-estrutura portuária da America Latina, capaz de movimentar até 100 milhões de toneladas de minério por ano. Quando concluída, a ponte de acesso terá 1.620 metros de comprimento.

O Píer IV faz parte de um conjunto de obras iniciadas em 2010 com o objetivo de aumentar a capacidade logística do Sistema Norte da empresa, composto pela Estrada de Ferro Carajás (EFC) e o TPPM. Com profundidade mínima de 25 metros, o Píer IV terá dois berços de atracação e será capaz de receber até 53 navios por mês. Com a obra, o terminal terá a maior capacidade de embarque de carga do Brasil, em toneladas, segundo a Vale.

Segundo informes da Vale, com o Píer IV, o terminal será o único porto do Brasil capaz de operar à plena carga os maiores graneleiros do mundo, chamados de Valemax ou Chinamax, com até 400 mil toneladas de porte bruto (TPB), encomendados a estaleiros asiáticos no ano passado, com perspectiva de entrega das primeiras embarcações ainda no primeiro semestre deste ano.

Cabe ressaltar que o TPPM, com a sua estrutura atual (píeres I, II e III), é o único capaz carregar completamente os porões do Berge Stahl (com 355 mil toneladas de capacidade de carga), até hoje tido como o maior graneleiro do mundo.

Cronologia - A obra do Píer IV teve início no segundo semestre do ano passado. A estimativa de término das obras é em 2014. No entanto, já no segundo semestre de 2012 um berço do Píer IV deve entrar parcialmente em operação. O custo estimado da obra é de R$ 400 milhões.

Em maio de 2009, a mineradora obteve a Licença Prévia (LP) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para a construção do Píer IV. A Licença de Instalação (LI) foi expedida pelo órgão ambiental no segundo semestre daquele ano. Uma outra etapa da obra foi cumprida em março do ano passado, com a autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para o empreendimento.

Em outubro de 2010, foi concluída a montagem de um dos principais equipamentos utilizados na construção do Píer IV, uma estrutura de 110 toneladas chamada de "jaqueta", termo técnico usado para designar a plataforma de trabalho para cravação de estacas. O equipamento foi armado no cais sul do Porto do Itaqui, mais precisamente no Berço 102, e depois transportado para o canteiro da obra.

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Dados técnicos do Píer IV

Profundidade mínima: 25 m;

Ponte de acesso: 1.620 m;

Capacidade para carregar dois navios simultaneamente;

Dois conjuntos de carregadores de navios: com capacidade para 16 mil ton/hora, cada;

Capacidade para receber navios de 150 mil toneladas até 400 mil toneladas

 

(Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.712, Portos – pág. 10)

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