Vale diz que manterá o sistema trimestral de fixação de preços

20-10-2011 09:00

A Vale divulgou ontem nota esclarecendo sobre a posição de manter o sistema trimestral de fixação de preços para o minério de ferro. A empresa destaca que considera este modelo "o mais adequado para refletir o atual estágio da indústria global de minério de ferro".

A nota da Vale responde aos rumores de que a empresa estaria examinando proposta da australiana BHP Billiton de implementação de um novo sistema de precificação mensal do minério denominado Global Ore, que possibilitaria a introdução de derivativos financeiros nas negociações do preço do minério.

Para a Vale, o sistema trimestral de fixação do preço do minério é uma solução que captura as vantagens do antigo sistema benchmark, que fixava um preço anual para o minério após negociação entre produtores e consumidores e a flexibilidade do mercado à vista.

O comunicado destaca que o sistema de reajustes trimestrais baseado na média do spot chinês "é parte integrante dos contratos da Vale e vem operando de forma eficiente desde sua implementação há seis trimestres, quando foi largamente adotado pelo mercado global.

A empresa afirma ainda que este mecanismo trouxe "flexibilidade, transparência e previsibilidade para toda a indústria".

Se afirmando com uma companhia fornecedora global de minério de ferro "fortemente comprometida com seus consumidores", a Vale ressalta no comunicado que "procura ajustar-se às necessidades e características de cada cliente, na medida em que reflitam condições de mercado".

A companhia se declara "sempre aberta" a discutir e negociar soluções para seus clientes que possam trazer benefícios mútuos, "desde que não se configurem em uma abordagem oportunística, mas sejam direcionadas necessariamente para a adoção de conceitos sustentáveis de longo prazo". (Fonte: O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621