Vale e Sebrae buscam fornecedores para a cadeia produtiva da mineração

02-10-2011 11:06

Nos próximos dias 4, 5 e 6 deste mês, dezenas de empresas maranhenses serão mobilizadas para participar do Programa Vale-Sebrae de Desenvolvimento de Fornecedores nos municípios de Imperatriz, Açailândia e São Luís, respectivamente. Durante o evento serão apresentadas as oportunidades da Vale para a região nos próximos anos, além dos benefícios que o programa vai trazer para as empresas que aderirem.

O programa é fruto de um convênio assinado entre a Vale e o Sebrae em dezembro do ano passado, com o objetivo de inserir micro e pequenas empresas de forma competitiva e sustentável na cadeia produtiva de mineração.

O Vale-Sebrae de Desenvolvimento de Fornecedores abrange desde a análise das demandas da Vale em cada localidade até a implementação e capacitações necessárias para que as pequenas e micro empresas possam atendê-las. Além disso, estão previstas ações de orientação e articulação para possibilitar maior inserção desses negócios no mercado da mineração. No total, sete estados onde a Vale atua serão beneficiados com o programa: Maranhão, Bahia, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, Sergipe e em Minas Gerais.

'Na operacionalização dos trabalhos haverá, primeiramente, a sensibilização das empresas que já fornecem para a Vale e das que aspiram ser fornecedoras. A partir daí, uma série de ações focadas na gestão do negócio serão idealizadas para ajudá-las a estar mais preparadas a atender as demandas da mineradora', explicou o coordenador de Projetos Especiais do Sebrae Maranhão, Luís Genésio Portella.

Inove – A ação conjunta com o Sebrae é desenvolvida por meio do Inove, um programa da Vale que visa o fomento de fornecedores. Por meio de um planejamento integrado e em sintonia com a estratégia de negócios da Vale, o programa apóia uma série de ações para tornar mais competitivas as empresas locais, além de capacitá-las para atender os níveis de excelência hoje exigidos pelo mercado.

Entre as ações do Inove estão: acesso a linhas de crédito com taxas mais vantajosas, facilidades na aquisição de produtos e serviços, além de cursos de qualificação em gestão financeira, inovação, meio ambiente e saúde e segurança no trabalho. As compras com fornecedores locais da Vale no Maranhão alcançaram em 2010 o patamar de R$ 1,9 bilhão. (Fonte: Jornal Pequeno)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621