Vale explica mudança de rota do navio Vale Brasil

23-06-2011 09:37

 

A mudança de rota do navio Vale Brasil, diulvada ontem em O Estado, repercutiu no cenário internacional. A embarcação partiu do Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), em São Luís (MA), em fins de maio deste ano com destino ao porto de Dailan, na China, mas foi redirecionado para o porto de Taranto, na Itália, no início desta semana, depois de passar dias navegando em círculos no Oceano Índico, nas proximidades do porto de Durban, na África do Sul. Ontem, o itinerário foi novamente modificado, desta vez para o porto sul-africano de Cape Town, na porção ocidental do país, banhada pelo Oceano Atlântico.

Ontem, o diretor global de marketing da Vale, Pedro Gutemberg, explicou para uma agência internacional de notícias que o redirecionamento do navio para a Itália foi uma movimentação simbólica, para mostrar aos clientes da empresa na Europa e no mundo inteiro que os navios Valemax, os maiores do mundo em sua categoria, com 362 m de comprimento e 400 mil toneladas de porte bruto (TPB), não foram construídos somente para transportar minério para a China, mas que possuem grande flexibilidade.

Gutemberg também declarou que surgiram especulações no mercado de que o Vale Brasil não poderia atracar em Dalian por causa de pressões internas na China, por parte da indústria doméstica (chinesa), que pediram às autoridades asiáticas proteção aos seus interesses comerciais.

Até ontem, a respeito da mudança de rota do navio, a Vale havia informado que esse procedimento faz parte da flexibilidade da política de logística da empresa para atender questões de mercado, acrescentando que o Vale China (navio que até então não havia sido mencionado pela companhia) deverá atender à demanda de carga chinesa. Os Valemax vão operar no TPPM e também no Complexo de Tubarão (ES). (Fonte: O Estado do Maranhão)

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