Vale pode começar a operar nas Filipinas em janeiro, diz agência

13-12-2011 10:08

O centro de distribuição nas Filipinas servirá para o transporte de minério à China e outros países asiáticos

A Vale está construindo 19 supernavios com capacidade para 400 mil t de minério de ferro cada (EFE)

A Vale pode começar a operar um centro de distribuição de minério de ferro nas Filipinas no começo do próximo ano, dois anos antes em relação a uma unidade similar na Malásia. A intenção da maior produtora mundial da commodity com a ação é se aproximar de seu maior mercado, a China. A mineradora brasileira está investindo mais de 2 bilhões de dólares para construir uma frota de 19 supernavios (Valemaxes), com capacidade para 400 mil toneladas de minério de ferro cada, para cortar gastos de entrega à China.

No entanto, como o país asiático mantém os portos fechados para os supercargueiros, o centro de distribuição permitirá à companhia descarregar o produto em um grande navio de armazenamento no Subic Bay Freeport, nas Filipinas, disse uma fonte do porto à Reuters. Dessa forma, o minério seria transportado à China e a outros compradores asiáticos por meio de navios menores, como ‘panamaxes’ e ‘capesizes’. 

"Agora estamos só esperando a chegada dos navios de armazenagem e estamos em contato com a Vale em Cingapura por causa desse projeto", afirmou a fonte. "Devemos começar a operar no fim de janeiro ou começo de fevereiro", acrescentou. O centro de distribuição da Vale nas Filipinas deveria ter sido aberto em outubro, conforme acordo assinado no começo do ano. "Houve um atraso porque um navio de armazenagem que ficará parado em Subic teve que ser readaptado", afirmou a fonte.

O centro de distribuição em Subic é o primeiro dos pelo menos dois que a Vale planeja para a Ásia. As unidades fazem parte da estratégia da companhia de levar a matéria-prima do aço para mais perto da China, compradora de cerca de 65% do minério de ferro transportado por via marítima. "O Subic é profundo o suficiente para receber essas embarcações. Tem uma localização muito privilegiada, é perto da China, Coreia do Sul e Japão, que são os maiores consumidores de minério de ferro na Ásia", disse a fonte. Funcionários da Vale em Cingapura e do porto não quiseram comentar o assunto.

A fonte disse ainda que o navio teve que receber novos guindastes e outros equipamentos para facilitar o transporte de cargas, acrescentando que a Vale "pode trazer mais navios de armazenagem a Subic se a operação tiver sucesso". A Vale ainda precisa da aprovação para acesso dos Valemaxes aos portos chineses, principalmente por causa da forte oposição de siderúrgicas e armadores nacionais, que temem que a companhia brasileira monopolize o negócio.

Malásia - A mineradora brasileira iniciou em outubro a construção de um centro de distribuição de minério de ferro de 1,3 bilhão de dólares em Perak, estado no norte da Malásia. O centro, no entanto, só estará pronto para receber os Valemaxes a partir de 2014.

Acidente - A aprovação de Pequim pode ser retardada depois de um supernavio, o Vale Beijing, ter rachado na semana passada no Maranhão enquanto se preparava para começar a viagem, mostrando a necessidade de checagens de segurança mais rigorosas. (Fonte: Jornal Pequeno)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621