Vale precisa contribuir mais com País, diz Lobão

04-04-2011 15:43

 Ministro das Minas e Energia voltou a pedir que a empresa agregue mais valor ao minério de ferro antes de exportá-lo

Karla Mendes- Agência Estado

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reafirmou hoje o discurso que vem sendo propagado no governo, de que a Vale precisa estar em linha com os interesses nacionais. "Ela precisa contribuir mais fortemente com os interesses do País", disse. O ministro usou como exemplo a necessidade de agregar valor ao minério de ferro antes de exportá-lo. "A produção de aço no País é conveniente, é necessária ao povo brasileiro e à sociedade", afirmou, em cerimônia de assinatura de um convênio com a Companhia Energética de Brasília (CEB), para promoção de eficiência nos prédios do Ministério de Minas e Energia e Turismo.

O ministro minimizou a saída de Roger Agnelli do comando da mineradora. "A saída dele não deve ser considerada um episódio anormal", disse. Questionado se a saída do executivo facilitará a estratégia almejada pelo governo de que a mineradora invista mais em siderurgia, Lobão disse acreditar que o próprio Agnelli "se esforçou nesse sentido". Lobão lembrou ainda que o executivo estava há quase dez anos no comando da empresa.

Belo Monte

Lobão disse ainda que a Vale é a empresa mais cotada para substituir o grupo Bertin no consórcio responsável pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. "A Vale está avançada e poderá ser ela", disse.

Segundo Lobão, a decisão, no entanto, ainda não foi fechada e há outras empresas interessadas e que estão negociando para entrar na sociedade. O ministro citou o exemplo da Alcoa, da Votorantim e das empresas do grupo EBX, do empresário Eike Batista.

 (Fonte: EXAME.COM, GOVERNO)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621