Vale reage à restrição aos navios Valemax em portos chineses

02-02-2012 09:28

Companhia utilizará alternativas logísticas para driblar medidas do governo da China

RIO - A respeito das notícias divulgadas na imprensa sobre ajustes nas regras de atracação de navios do tipo Very Large Ore Carrier (VLOC) nos portos chineses, a Vale divulgou ontem, em nota, que seus navios com capacidade de transporte de 390 mil toneladas, próprios ou contratados, somente atracarão nos portos chineses em total conformidade com a legislação daquele país.

Segundo a Vale, a adaptação dos portos para receber esses cargueiros é uma questão eminentemente técnica, tratada em conformidade com a legislação marítima local e internacional, que requer estudos de engenharia e investimentos em treinamento dos operadores, reforço dos berços de atracação e dragagem.

Atualmente, os supercargueiros da Vale podem aportar na sua capacidade máxima nos portos de Ponta da Madeira, em São Luís; Sohar, em Omã; Taranto, na Itália; e Roterdã, na Holanda.

A Vale reitera que seu objetivo com os navios com capacidade de transporte de 390 mil toneladas é oferecer uma solução logística eficiente e segura para ligar os terminais marítimos da empresa no Brasil a seus clientes asiáticos e europeus, reduzir o custo de transporte transoceânico de minério de ferro e também a volatilidade do frete e do preço do minério, assim como contribuir para a redução das emissões de carbono por tonelada de minério transportada.

China - O Ministério do Transporte chinês divulgou, terça-feira (31 de janeiro), que não permitirá mais que navios que superem a capacidade máxima aprovada de 300 mil toneladas atraquem em seus portos, atingindo diretamente, segundo o noticiário internacional, planos da Vale de utilizar megacargueiros para suprir seu principal mercado de minério de ferro, a China.

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A Vale informou, em nota, que continua desenvolvendo novas  alternativas para atracação de seus navios em novos portos, seguindo a legislação de cada país, e de forma cooperativa com seus clientes e autoridades locais. No início desta semana, precisamente no dia 31 de janeiro, o Porto de Tubarão, localizado em Vitória (ES) recebeu pela primeira vez um supercargueiro, o Vale Rio de Janeiro, após estudos técnicos terem sido realizados para permitir a atracação no porto. Em tempo, a companhia informou ainda que o cronograma de entrega dos 29 navios ainda em construção encomendados direta ou indiretamente pela Vale, dos quais 17 em estaleiros chineses, segue inalterado. (Fonte: O Estado do Maranhão)

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