Vale Beijing deve chegar à costa de São Luís no dia 31 deste mês

04-07-2012 08:35

Navio sofreu rachaduras nos tanques de latro da parte traseira durante o carregamento inaugural no terminal de Ponta da Madeira, em dezembro de 2011.

O cargueiro Vale Beijing, que sofreu rachaduras no casco em sua viagem inaugural, enquanto carregava minério de ferro no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale), em dezembro de 2011, está com previsão de chegada à costa de São Luís para o dia 31 deste mês. A estimativa consta da programação de navios no site da Vale. O navio estava sob reparos em um estaleiro localizado na Coreia do Sul desde meados de abril deste ano.

O conserto do navio, pertencente à STX Pan Ocean e afretado à Vale, ocorreu no estaleiro Jinhae, na Coreia do Sul, base da STX Offshore & Shipbuilding Co., que o construiu e que tem mais sete embarcações do mesmo porte encomendadas.

De Jinhae, o Vale Beijing partiu na segunda quinzena de junho. Na semana passada, o navio fez uma parada no porto de Tong Yeong e dias depois retornou a Jinhae. No noticiário internacional não há informes que expliquem os motivos da movimentação nos portos sul-coreanos. O navio também desapareceu por alguns dias dos sites de monitoramento naval, que são sintonizados nos equipamentos de rastreio via satélite das embarcações, chamados de AIS (Automatic Identification System). No início desta semana, o AIS do Vale Beijing pôde ser novamente rastreado.

De acordo com a programação de navios, no site da Vale, o cargueiro tem previsão de atracação no Píer I do TPPM no dia 13 de agosto e estimativa de carregamento de 390 mil toneladas de minério, ou seja, a capacidade plena dos seus porões.

Supercargueiro - A embarcação é da classe Valemax, os maiores mineraleiros (conforme denomina a Vale) do mundo, com 361 metros de comprimento, 65 m de largura, 23 m de calado máximo (distância da linha d'água até o fundo do navio), capacidade de carga de 390 mil toneladas e 400 mil toneladas de porte bruto.

O Vale Beijing, desde o acidente em Ponta da Madeira, ficou fundeado na Baía de São Marcos, onde técnicos da STX realizaram reparos de emergência nos tanques de lastro de popa (traseira da embarcação, que apresentou rachaduras). O navio partiu de São Luís no dia 19 fevereiro deste ano.

Antes de chegar a Jinhae, o Vale Beijing descarregou 260 mil toneladas de minério de ferro que estavam em seus porões, carga avaliada em US$ 50 milhões. A operação ocorreu no porto de

Sohar, em Omã, país da Península Arábica, onde o navio fundeou no início de março.

Acidente - Da atual frota de Valemax (serão 35 navios, sendo 10 em operação, atualmente), apenas um acidente foi registrado, especificamente com o Vale Beijing, que estava programado para carregar 380 mil toneladas de minério de ferro em Ponta da Madeira, mas ocorreram as rachaduras no casco quando o volume de carga chegou a 260 mil toneladas.

O navio foi retirado às pressas do terminal portuário e fundeado a 60 km da costa. Depois do acidente, técnicos da Marinha e da empresa proprietária do navio, a STX Pan Ocean (empresa do mesmo grupo do estaleiro STX Offshore & Shipbuilding Co.), da Coreia do Sul, onde a embarcação foi construída, fizeram várias vistorias, e um reparo de emergência foi efetuado no casco.

O risco de um naufrágio, durante o período de fundeio na Baía de São Marcos, sempre existiu, embora as autoridades marítimas e ambientais o tivessem minimizado, assim como fizeram representantes da STX.

Para diminuir os riscos ambientais de um eventual naufrágio, foram retiradas do navio 6,5 mil toneladas de óleo combustível (bunker). Essa operação foi realizada a 60 km da costa, onde o cargueiro estava fundeado. O navio-tanque Sea Emperor, que presta serviço de abastecimento de combustível em navios em alto-mar, realizou o trabalho.

Outra medida tomada foi o remanejamento da carga que estava no porão número 7, localizado na área onde ocorreram as rachaduras no tanque de lastro. Foram redistribuídas 39 mil toneladas de minério para outros compartimentos. Esta operação propiciou estabilidade ao navio, que apresentava um desnível (derrabamento) de quatro metros da popa em relação à proa (parte frontal da embarcação).

Para realizar esta operação, foi instalado no convés do cargueiro um conjunto de esteiras e um guindaste com garras (grabs), pois não havia no sistema portuário local os maquinários necessários para a retirada da carga - Ponta da Madeira é um terminal construído para realizar carregamento de minério, essencialmente, já o de Sohar é equipado para descargas.

Mais

No momento, dois Valemax estão fundeados na Baía de São Marcos: o Vale Brasil e o Vale Dalian. Ambos chegaram à Baía de São Marcos no dia 30 de junho. O primeiro está com atracação programada para o dia 15 e o segundo para o dia 17 deste mês. Os dois navios serão carregados no Píer I de Ponta da Madeira. Além do Vale Beijing, os próximos supercargueiros programados para chegar à costa de São Luís são: Vale Itália (dia 13), Vale Carajás (19), Berge Jaya (25), que está em viagem inaugural, e Vale Malaysia (1º de agosto). (Fonte: O Estado do Maranhão)

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