Vale Beijing voltou a navegar e está a caminho da costa de São Luís
Navio sofreu um acidente durante operação de carga inaugural, em dezembro de 2011; supercargueiro estava na Coreia do Sul.
O cargueiro Vale Beijing, que sofreu rachaduras no casco em sua viagem inaugural, enquanto carregava minério de ferro no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale), em São Luís (MA), em dezembro de 2011, está novamente navegando. O navio estava sob reparos em um estaleiro localizado na Coreia do Sul desde fins de abril deste ano. De acordo com fontes do setor portuário, a estimativa de chegada à costa maranhense é dia 11 de agosto.
O conserto do navio, pertencente à STX Pan Ocean e afretado à Vale, ocorreu no estaleiro Jinhae, na Coreia do Sul, base da STX Offshore & Shipbuilding Co., que o construiu e que tem mais sete embarcações do mesmo porte encomendadas.
A embarcação é da classe Valemax, os maiores mineraleiros (conforme denomina a Vale) do mundo, com 361 metros de comprimento, 65 m de largura, 23 m de calado máximo (distância da linha d'água até o fundo do navio) e capacidade de carga de 390 mil toneladas.
O Vale Beijing, desde o acidente em Ponta da Madeira, ficou fundeado na Baía de São Marcos, onde técnicos da STX realizaram reparos de emergência nos tranques de lastro de popa (traseira da embarcação, que apresentou rachaduras). O navio partiu de São Luís no dia 19 fevereiro deste ano.
Antes de chegar a chegar a Jinhae, o Vale Beijing descarregou 260 mil toneladas de minério de ferro que estavam em seus porões, carga avaliada em US$ 50 milhões. A operação ocorreu no porto de Sohar, em Omã, país da Península Arábica, onde o navio fundeou no início de março.
Da atual frota de Valemax (serão 35 navios, sendo 10 em operação, atualmente), apenas um acidente foi registrado, especificamente com o Vale Beijing, que estava programado para carregar 380 mil toneladas de minério de ferro em Ponta da Madeira, mas ocorreram as rachaduras no casco quando o volume de carga chegou a 260 mil toneladas.
Mais
O Vale Beijing faz parte de uma nova categoria de navios, conhecida como Valemax. Eles surgiram a partir de uma demanda da companhia brasileira de mineração por embarcações que pudessem transportar volumes cada vez maiores de minério de ferro. A Vale encomendou 35 navios a estaleiros coreanos e chineses. Pelo acordo, 19 deles são de propriedade da Vale e os outros ficarão com embarcadores que prestarão serviços para a Vale por, no mínimo, 25 anos. (Fonte: O Estado do Maranhão)