Vale Brasil é um dos maiores do mundo

23-04-2011 15:34

 

Com 400 mil toneladas de porte bruto (TPB) e 365 metros (m) de comprimento, equivalente às dimensões de um prédio de 121 andares, o Vale Brasil é tido atualmente como o maior navio de carga sólida do mundo. O cargueiro vai operar no Píer IV, que está em construção no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale), em São Luís (MA). Entretanto, o maior navio já construído é o superpetroleiro Knock Nevis, também conhecido como Seawise Giant, Happy Giant, e Jahre Viking, que foi desmontado no ano passado, com 485 m de comprimento e 564.763 TPB.

O Knock Nevis é o mais pesado objeto móvel já construído pelo homem. Começou a navegar em 1981, batizado de Seawise Giant. Em 1988, foi bombardeado por caças iraquianos durante a guerra Irã-Iraque, sendo depois reformado, voltando a navegar em 1989, renomeado Happy Giant. Em 1991 voltou a ser renomeado Jahre Viking, nome pelo qual se tornou mundialmente famoso. Em 2004, o Jahre Viking deixou de navegar e transportar petróleo e foi novamente renomeado Knock Nevis, passando a funcionar como um navio FSO (Floating Storage and Offloading - Base Flutuante de Armazenamento de Produtos Petrolíferos) para a Maersk Oil no Qatar, país localizado no Golfo Pérsico. Poucos portos no mundo podiam receber o Knock Nevis (normalmente ele não atracava no porto, descarregava o petróleo em navios menores) e também devido ao seu grande calado não podia navegar no canal da Mancha.

O Knock Nevis transportava petróleo do Golfo Pérsico para os Estados Unidos e são necessários alguns deles somente para suprir o consumo diário de petróleo americano. Enquanto um carro faz curva em um raio de 10 metros, o Knock Nevis só conseguia fazer curvas em um raio de 3,7 km. Na velocidade máxima, para parar totalmente o Knock Nevis precisava de 10 km.

Para não perder tempo e se cansar, a tripulação andava de bicicleta no seu convés. Se um motorista ganhasse de presente um Knock Nevis cheio de gasolina, poderia, gastando um tanque de gasolina de 50 litros por semana, rodar por 259.345 anos.

Contêineres - O maior navio porta-contêineres do mundo é o Emma Maersk, com 397 m de comprimento, 56,4 m de largura (boca) e capacidade para transportar 14,5 mil TEUS (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), pesando 123,2 mil TPB.

O navio Emma Maersk é também um dos mais avançados tecnologicamente, com alto nível de automatização, o que possibilita ser conduzido por uma tripulação de 13 homens. A cabine e a ponte de comando têm a altura de um prédio de 12 andares. O peso da âncora é de 29 toneladas, o mesmo de cinco elefantes africanos adultos. A quantidade de cavalos de potência da embarcação equivale à de 1.156 automóveis. O navio navega aproximadamente 170 mil milhas náuticas por ano, o equivalente a 7,5 voltas ao redor mundo.

Valemax - O Vale Brasil, um cargueiro de 400 mil TPB, é o primeiro de uma série de embarcações da classe Valemax que vão operar no Terminal Portuário Ponta da Madeira, no Maranhão, e no Porto de Tubarão, no Espírito Santo, ambos administrados pela mineradora Vale.

O navio foi fotografado, no mês passado, durante a realização de testes no litoral de Omã, país localizado na porção oriental da Península Arábica.

A embarcação é maior do que o Berge Stahl, até então tido como o maior graneleiro do mundo, com 365 mil TPB e capacidade de carga de 355 mil toneladas.

Mais

Knock Nevis

Comprimento: 458,4 m

Largura: 68,9 m

Calado: 24,5 m

Peso Carregado: 564.763 toneladas

Capacidade de Carga: 674.297 m³ ou 4.240.865 barris de petróleo (mais de 18 mil caminhões tanque)

Emma Maersk

Comprimento: 397 m

Largura: 56,4 m

Calado: 15,5 m

Peso carregado: 123,2 mil toneladas

Capacidade de Carga: 14 mil TEUS

Vale Brasil

Comprimento: 365 m

Largura: 66 m

Calado: 23 m

Peso carregado: 400 mil toneladas.

(Fonte: O Estado do Maranhão)

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