Vale Brasil embarca minério de ferro em Ponta da Madeira

21-04-2012 12:02

 

O supercargueiro Vale Brasil, o maior do mundo em sua categoria (Very Large Ore Carrier - VLOC), também conhecido como Valemax, atracou esta semana no Píer I do Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM) para carregar 393 mil toneladas de minério de ferro. Este é o segundo Valemax a operar este mês no terminal. O primeiro foi o Vale Itália, que iniciou o carregamento no dia 14 e terminou dia 16, embarcando 390.334 toneladas de minério.

O Vale Brasil atracou, segundo fontes do setor portuário, quinta-feira e está programado para deixar o TPPM hoje. O navio chegou à Baía de São Marcos no dia 5, fundeando a 60 km da costa, assim como o Vale Itália, que chegou no dia 28 de março.

Os Valemax têm 365 metros de comprimento, 66 m de largura e, quando totalmente carregados, chegam a um calado máximo (distância da linha d'água até o fundo do navio) de 23 m. Atualmente, a frota desses navios chega a cinco embarcações, sendo o Vale Brasil o primeiro a entrar em operação, em maio de 2011. Em seguida vieram os navios: Vale Rio de Janeiro e Vale Itália, seguido do Vale China e do Vale Beijing. Os cargueiros dessa classe são os maiores do mundo, atualmente. Foram encomendados a estaleiros asiáticos 35 navios.

Superfrota - Uma notícia divulgada pelo jornal inglês Financial Times, no dia 12 deste mês, chamou a atenção do setor naval. De acordo com o periódico, diretor de minério e estratégia, José Carlos Martins, teria afirmado que a demanda de minério da Ásia, principalmente da China, justificaria a construção de mais de 100 Valemax.

"Um Valemax pode fazer quatro viagens por ano e levar cerca de 1,5 milhão de toneladas anualmente. Dado que a Vale exporta cerca de 200 milhões de toneladas à Ásia, o mercado justificaria mais de 100 desses supernavios", teria dito o diretor da Vale, segundo o jornal britânico.

A Vale vende à China aproximadamente 40% dos 300 milhões de toneladas de minério de ferro que produz por ano. Os chineses são os maiores compradores mundiais da matéria-prima do aço. Entretanto, uma decisão do governo chinês, no início do ano, restringiu a entrada de navios com peso acima de 300 mil toneladas nos seus portos e, desde então, a Vale tenta negociar com as autoridades locais as operações com os Valemax.

Paralelamente, a mineradora anunciou estratégias para driblar as restrições chinesas, como a utilização de terminais na Malásia e em Omã para descarregar os VLOC, embarcando minério em navios menores e, assim, abastecendo o mercado chinês.

Acidente - Da atual frota de cinco Valemax, apenas um acidente foi registrado até o momento. No dia 3 de dezembro de 2011, o Vale Beijing, em sua viagem inaugural, estava em operação de carga de 380 mil toneladas de minério, no Píer I do TPPM, quando, ao embarcar 260 mil toneladas da commodity, sofreu rachaduras no casco, mais precisamente nos tanques de lastro da popa.

O navio foi retirado às pressas de Ponta da Madeira e fundeado a 60 km da costa de São Luís. Depois do acidente, técnicos da Marinha e da empresa proprietária do navio, a STX Pan Ocean, da Coreia do Sul, onde a embarcação foi construída, fizeram várias vistorias e um reparo de emergência foi efetuado no casco. O Vale Beijing, então, seguiu viagem, em fevereiro deste ano, para o porto de Sohar, em Omã, onde foi descarregado.

A notícia mais recente do Valemax foi divulgada há duas semanas, por agências internacionais, de que o Vale Beijing, já descarregado, segue viagem para a Coreia do Sul, para uma inspeção no estaleiro da STX, onde provavelmente será feito o reparo definitivo no casco.

Mais

Atualmente, os navios Valemax atracam no Píer I do Terminal Portuário Ponta da Madeira. Mas os supercargueiros devem operar nos dois atracadouros (berços) do Píer IV, em construção, iniciada em março de 2010, com previsão de término em 2013. Os berços norte e sul, que integram sua estrutura, vão permitir a atracação de navios de grande porte devido à profundidade de aproximadamente 25 metros. Também integram a estrutura: ponte de acesso ao píer (1.620 m), dois carregadores de navio, berço para rebocadores, subestações elétricas, entre outros. O píer terá capacidade para receber até 53 navios por mês com até 400 mil toneladas de porte bruto (TPB). Com a obra, o Terminal Portuário de Ponta da Madeira terá a maior capacidade de embarque de carga do Brasil, em toneladas. Com a conclusão das obras, a Vale pretende transportar e embarcar 230 milhões de toneladas por ano (mtpa). (Fonte: O Estado do Maranhão)

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