Vale Brasil opera em porto de SL

24-05-2011 09:10

 

O navio Vale Brasil, maior graneleiro do mundo, fará hoje a primeira operação de carga em São Luís. Os trabalhos serão realizados no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), o porto de operações da Vale, onde o graneleiro está atracado desde ontem. O Vale Brasil havia chegado ao litoral do estado no último dia 11, como destacaram, na ocasião, a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) e o website Marine Traffic. A assessoria de comunicação da Vale não adiantou à imprensa informações referentes à operação que será realizada hoje.

O supergraneleiro Vale Brasil tem 365m de comprimento, 65m de largura e 400 mil toneladas de porte bruto (TPB), com capacidade de carga de 390 mil toneladas de minério. O navio foi encomendado ao estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co, na Coreia do Sul.

Vale Brasil é o primeiro de uma encomenda de sete navios da Vale ao estaleiro coerano, que totaliza investimento de US$ 748 milhões. A mineradora ainda possui outra encomenda de 12 navios com capacidade de 400 mil toneladas ao estaleiro Rongsheng Shipbuilding and Heavy Industries, na China. Os navios em construção no estaleiro chinês somam um investimento de US$ 1,6 bilhão.

O navio supera em dimensões o Berge Stahl, construído em 1986 pelo estaleiro Hyundai Heavy Industries (Coreia do Sul) e que por mais de duas décadas foi considerado o maior do mundo em sua categoria, com 343m de comprimento, 367 mil TPB e 355 mil toneladas de capacidade de carga.

Detalhes - As primeiras informações do Vale Brasil foram divulgadas pelo Blog Mercante, em março deste ano, quando a embarcação realizava testes de navegação no litoral de Omã, localizado na porção oriental da Península Arábica. Naquela região, a mineradora desenvolve um projeto de pelotização de minério e também a construção de um porto de águas profundas, necessário para receber navios da classe Valemax, sendo o primeiro deles o Vale Brasil.

No início deste mês, o graneleiro estava fundeado na Baía de Guanabara e foi apresentado pela diretoria da empresa a um grupo de jornalistas da região. Na ocasião, a Vale divulgou em seu sítio eletrônico que a nova frota de supergraneleiros será de 35 navios até 2013, dos quais sete foram encomendados ao estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co (Coreia do Sul).

Os navios da classe Valemax devem realizar operações nos portos de Tubarão, no Espírito Santo, e Ponta da Madeira, no Maranhão. As embarcações da classe Valemax, com um calado de 23m, não terão dificuldade para atracar no Terminal Ponta da Madeira, onde está em processo de construção um novo atracadouro (Píer IV) que terá profundidade mínima de 25 m na maré baixa.

Mais

O navio Vale Brasil fundeou (estacionou) a 40 km da costa, no litoral maranhense, nas coordenadas 2º09'52.38" Sul e 44º08'35.92" Oeste, na chamada área de fundeio 4 da Baía de São Marcos, no último dia 11 (quarta-feira). A embarcação atracou ontem TPPM onde realizará a primeira operação de carregamento de carga de minério. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621