Vale China: mais um navio da classe Valemax é anunciado

22-06-2011 09:30

 

A mineradora Vale divulgou ontem mais informações sobre os navios da classe Valemax, os maiores graneleiros do mundo, com 400 mil toneladas de porte bruto (TPB) e 362 metros de comprimento. Depois do Vale Brasil, o primeiro de uma série de 35 unidades, a empresa revelou o nome de mais um: Vale China, que deve ser entregue à companhia ainda este ano.

O Vale China poderá ser o segundo Valemax a entrar em operação. Trata-se do primeiro de uma série de 12 navios encomendados em 2008 ao estaleiro Rongsheng Shipbuilding and Heavy Industries, na China. Segundo a Vale, este ano o estaleiro chinês deve entregar dois Valemax, e numa perspectiva mais otimista, três embarcações. Já o Vale Brasil foi construído no estaleiro Shipbuilding & Marine Engineering Co, na Coreia do Sul, que tem contratados mais seis Valemax. Segundo informações da mineradora, os estaleiros asiáticos devem concluir os 19 navios até 2013. O cronograma das entregas não foi revelado. Além disso, a Vale terá, ainda, outros 16 Valemax, com operação exclusiva para a empresa em contratos de longo prazo assinados com armadores parceiros.

Investigação - A informação sobre o navio Vale China veio à tona durante a verificação de O Estado a respeito de uma mudança de rota do Vale Brasil, ocorrida semana passada. A nova rota foi observada pelo internauta Antônio Meneses, que monitora diariamente pelo site Marine Traffic a viagem da embarcação. O navio, que realizou o primeiro embarque de 391 mil toneladas de minério de ferro no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM) em fins de maio deste ano, tinha como destino o porto de Dalian, na China, mas foi desviado para o porto de Taranto, na Itália.

Segundo o internauta, o navio navegou por vários dias em círculos na costa leste da África do Sul, mais precisamente nas proximidades do porto de Durban, no Oceano Índico. No início da semana, a embarcação seguiu em direção ao Cabo da Boa Esperança (extremo sul da África), retornando para o Oceano Atlântico, rumo ao norte, com chegada a Taranto prevista para o dia 9 de julho.

Para explicar a mudança de rota, a Vale informou que esse procedimento faz parte da flexibilidade da política de logística da empresa para atender questões de mercado, acrescentando que o Vale China (navio que até então não havia sido mencionado pela companhia) deverá atender à demanda de carga chinesa.

Os supergraneleiros Valemax, que a Vale também denomina de mineraleiros, vão operar no TPPM e também no Complexo de Tubarão (ES), ambos administrados pela empresa. (Fonte: O Estado do Maranhão)

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