Vale deverá construir um novo porto na Malásia
SÃO PAULO - Para encurtar a distância até a China, competir com as mineradoras australianas (mais próximas desse principal mercado) e reduzir a volatilidade dos preços, a Vale vai construir megacentros de distribuição de minério de ferro no exterior. A maior aposta é num complexo que inclui terminal portuário e pátio de estocagem na Malásia, um investimento de R$ 2,5 bilhões.
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, na Malásia, a Vale poderá manter, a partir de 2014, até 30 milhões de toneladas de minério de ferro - cerca de 10% de sua produção anual. Com esse estoque estratégico, a Vale atenderá mais rapidamente os clientes chineses. A partir dos terminais brasileiros, um navio da Vale leva 45 dias para chegar à China, enquanto suas concorrentes australianas BHP e Rio Tinto não demoram mais do que 12 dias.
Sozinho, o país asiático absorve 45% das vendas da Vale e poderá ser atendido em menos de dez dias a partir da Malásia. "O objetivo é, primeiro, reduzir o custo. Segundo, possibilitar a blendagem [mistura] de diferentes minérios para melhorar a qualidade. E, terceiro, atender os clientes em tempo igual ou inferior ao dos concorrentes mais próximos [australianos, indianos e sul-africanos]", disse José Carlos Martins, diretor-executivo de Ferrosos e Estratégia da Vale. (Fonte: O Estado do Maranhão)