Vale e China não chegam a acordo sobre Valemaxes

28-07-2012 08:30

Diretor da Vale afirma que as negociações com o governo chinês não avançam a respeito da entrada dos megacargueiros nos portos daquele país.

Odiretor de Ferrosos e de Estratégia da Vale, José Carlos Martins, disse ontem às agências internacionais de notícia que a mineradora não consegue avançar nas negociações com o governo da China para atracar os megacargueiros da classe Valemax nos portos daquele país.

Para o executivo, a China é o mercado mais promissor, atualmente, para os desembarques de minério de ferro nos Valemaxes, mas que a mineradora tem preparado alternativas logísticas para o embargo chinês aos megacargueiros, capazes de transportar 390 mil toneladas de minério.

Para isso, segundo Martins, a companhia tem utilizado terminais na Malásia e nas Filipinas para atracar os Valemaxes e distribuir a carga em navios de menor porte para, dessa forma, atender a demanda do mercado chinês.

Valemaxes - Os maiores cargueiros do mundo destinados ao transporte de minério, os Valemaxes, vão compor uma frota de 35 embarcações. A maioria dos navios dessa classe são carregados no porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA). O primeiro da frota, o Vale Brasil, começou a operar em maio do ano passado, com carregamento destinado à China, inicialmente, por conta do embargo do governo chinês acabou descarregando em portos europeus.

De acordo com sites especializados no universo marítimo, já são 16 cargueiros da classe Valemax em operação. Há ainda 12 embarcações que estão em construção ou em testes de mar. São os maiores navios de transporte de minérios (ore carrier, ou mineraleiros, em tradução livre) do mundo, com capacidade de carga de até 390 mil toneladas e peso bruto de até 400 mil toneladas. A frota de Valemax deve chegar a 35 unidades, encomendadas a estaleiros da China e da Coreia do Sul.

Por enquanto, em Ponta da Madeira, as operações com Valemax estão sendo realizadas no Píer I, mas os navios deverão atracar nos dois berços do Píer IV, que está em construção e deve entrar em operação no início de 2013. Além do terminal maranhense, há também apto a receber os Valemaxes o porto de Tubarão, no Espírito Santo, que recebeu o Vale Rio de Janeiro, em janeiro deste ano.

Lançados - Além dos Valemax que já estão em serviço, há mais 12 navios dessa classe lançados, ou seja, estão em construção ou já foram construídos; estão em testes de mar ou à espera de regularização de documentos para entrarem em operação.

Da classe Valemax, são considerados os navios que sucederam em capacidade de carga o Berge Stahl, que por mais de 20 anos foi tido como o maior mineraleiro do mundo, com capacidade de carga de 355 mil toneladas. Atualmente, menores do que os Valemaxes, há três sob a classicação Berge em operação, com capacidade de carga que varia de 360 mil toneladas a 390 mil toneladas. São eles: Berge Everest, Berge Aconcágua e Berge Jaya. Há também o Berge Neblina, em fase de construção.

Até ontem, na Baía de São Marcos, os navios Berge Jaya, que está iniciando operações, com previsão de atracação para o dia 11 de agosto, para carregamento de 388 mil toneladas de minério; e também o Berge Sthal, programado para atracar no dia 1º de agosto. Também ontem o Vale Itália concluiu o carregamento de 390 mil toneladas de minério de ferro. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

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