Vale promete investimentos para municípios tocantinos

10-12-2011 10:16

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e o deputado federal Chiquinho Escórcio estiveram presentes ao debate na Câmara Municipal

Imperatriz - Empregos diretos e indiretos, capacitação de trabalhadores, especializações, estágios, programas para pessoas portadoras de deficiência, ações socioambientais e apoio à infraestrutura dos municípios da Região Tocantina e à gestão pública são ações que a Vale vem realizando e promete implementá-las ainda mais a partir do próximo ano. O retorno do trem de passageiros também é uma garantia da mineradora, dentro de seu programa de responsabilidade social.

A informação foi prestada na manhã de segunda-feira (5), no plenário da Câmara Municipal de Imperatriz, pelo gerente de Relações Institucionais da Vale, na Ferrovia Norte-Sul, José Osvaldo Cruz.

O gerente esteve em Imperatriz atendendo a convite do deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB), para dar continuidade ao assunto que foi tratado em audiência pública realizada no dia 16 de novembro, a respeito do possível retorno do trem de passageiros.

Coordenando a reunião, o presidente da Câmara Municipal, Hamilton Miranda (PSD), facultou a palavra para o representante da Vale, o qual iniciou seu pronunciamento anunciando que o presidente da mineradora, Murilo Ferreira, deverá visitar o Maranhão na próxima semana e trará uma série de informações de interesse do povo maranhense.

Oswaldo Cruz fez uma breve apresentação das operações da Vale na área de mineração, laboratórios de pesquisas e sistema logístico em todo o Brasil e em mais de 30 países. De acordo com ele, a empresa mantém, atualmente, um sistema logístico formado por 10 mil quilômetros de malha viária e 12 terminais ferroviários, oito destes para carga geral, além de cinco corredores integrados com foco em terceiros.

O crescimento da Vale, segundo ele, é tão vertiginoso que, atualmente, estão sendo transportados 3 milhões de carga. Mas estão previstos 6 milhões para 2012 e 10 milhões para 2013. “Desta forma, aumentaremos o número de empregados, dos 376 atuais, para 720 no próximo ano”, previu Oswaldo Cruz.

“Com isso, nossa unidade de Imperatriz vai ser amplamente fortalecida”, garantiu o gerente, informando que a Vale está operando pela Ferrovia Norte-Sul até Colinas do Tocantins. Brevemente, chegaremos a Palmas (TO) e já estamos construindo o último trecho da ferrovia entre Palmas a Estrela d’Oeste [SP]”, disse o gerente.

Oswaldo Cruz ressaltou que Murilo Ferreira busca uma nova relação entre a empresa e o povo maranhense e brasileiro.

Cobrança – Primeiro a se manifestar, o deputado Chiquinho Escórcio disse não haver no município de Imperatriz ações integradas com a participação da Vale e cobrou algumas delas, a começar pelo retorno do trem de passageiros.

Da mesma forma, o vereador Pastor Luis Gonçalves (PDT) lembrou ao gerente que, no município de Marabá (PA), existem vários investimentos da Vale e questionou por que estes não chegam a Imperatriz.

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, deixou claro que não quer apenas a volta do trem de passageiros. “Nós queremos um trem expresso que faça a linha Estreito-São Luís, mas sem ter que fazer baldeação na estação de Açailândia, como acontecia antigamente”, ressaltou.

Madeira explicou que esta exigência se dá porque ele mesmo já teve a experiência, no passado, de utilizar o trem de passageiros em Imperatriz e ficar horas esperando pelo de Carajás. “Daí por que queremos um trem direto, sem baldeamento, na ida e na volta”, sentenciou.

O vereador Rildo Amaral (PDT) indagou ao representante da Vale se a empresa mineradora mantinha ou mantém algum convênio com a Prefeitura de Imperatriz, mas Osvaldo Cruz informou-lhe que não tinha convênio com nenhuma das prefeituras da região.

A declaração do gerente veio pôr fim a especulações de que a Vale havia conveniado com a Prefeitura recursos para construção de um poço artesiano para servir à comunidade de Vila Davi II.

Com relação ao trem de passageiros, Osvaldo Cruz garantiu que a Vale está contratando uma empresa para elaborar um projeto visando informar os investimentos que devem ser implementados na implantação do trem de passageiros.

O gerente afirmou que, geralmente, esses projetos levam, em média, seis meses, mas disse também que este deverá ser apresentado em 60 dias. Ficou definido que será apresentado no dia 6 de fevereiro de 2012, no Plenário da Câmara Municipal de Imperatriz.

Do encontro, participaram os prefeitos Alex Santos, do município de São Francisco do Brejão, e Zequinha Coelho, de Estreito. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621