Vale terá mais 4 novos Valemax até o fim do ano

09-08-2011 09:12


RIO - O gerente-geral de Engenharia de Navegação da Vale, Nelson Coelho, disse, na semana passada, que a companhia espera receber até o fim do ano quatro novos navios com capacidade de 400 mil toneladas cada um, os chamados Valemax.

Os supergraneleiros, de acordo com informações divulgadas em jornais do Sudeste, compõem uma frota de 19 embarcações que a companhia encomendou no exterior, sendo 12 na China e sete na Coreia do Sul. Deste total, o coreano nomeado Vale Brasil foi entregue em maio. Em setembro chegará o Vale Rio e em outubro, o Vale China, todos coreanos.

Entre os chineses, há a certeza de entrega de apenas um. O segundo pode chegar ao país em dezembro de 2011 ou ainda em janeiro de 2012.

O executivo afirmou que todos os navios chegaram para trazer certo equilíbrio de preço aos fretes. Atualmente, o valor do frete está em torno de US$ 13 por tonelada nestes navios. "Eles foram projetados numa época em que os fretes chegaram a superar a barreira dos US$ 100", comentou, destacando que não há planos para a construção de novas unidades.

Sobre as críticas do mercado chinês aos supergraneleiros, o executivo disse que a questão é muito mais política do que técnica. "Há três portos com condições de receber estas embarcações na China. Não há impedimento técnico", disse.

Mais

O Vale Brasil, primeiro da frota de supergraneleiros da mineradora Vale, fez a sua segunda atracação no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), em São Luís (MA), neste fim de semana. O navio tem 362 metros de comprimento e capacidade de carga de 390 mil toneladas. Em sua primeira viagem, em fins de maio, o navio tinha como destino o mercado chinês, mas não chegou à Ásia (questões de mercado, informou a Vale), descarregando em portos europeus. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621